A água como elo entre as ciências ambientais e a biologia celular : o uso de metodologias ativas no ensino médio
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Data
2023Autor
Alvim, Roberta Geovanna Cavalheiro
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Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso que aborda as metodologias ativas no ensino da Biologia utilizando a temática da água no âmbito das Ciências Ambientais de forma conjunta com a Biologia Celular. Trata-se de um tema fundamental, presente nos currículos escolares, mas que aqui procuramos construir novos olhares e novas intersecções entre esses dois campos de estudo que, em geral, são trabalhados isoladamente nas aulas de Biologia. Ao propor este estudo que interliga os conceitos ambientais e os conceitos celulares tendo a água como elo, buscamos uma aprendizagem significativa e relacionada ao cotidiano dos estudantes, com a intenção de superar a sala de aula tradicional, utilizando a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida, visando a redução da fragmentação dos conteúdos. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida, a partir da relação entre a Biologia Celular e as Ciências Ambientais, utilizando o tema gerador água como elemento de conexão, pode possibilitar uma aprendizagem significativa na prática pedagógica com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Matinhos. Entre os objetivos específicos pretendemos: compreender como se configura a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida; compreender como a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida pode superar os desafios encontrados nas aulas de Biologia; propor e aplicar uma prática pedagógica de Metodologias Ativas para Ensino de Biologia, tendo como tema gerador "a água", fundamentada na relação entre a Biologia Celular e as Ciências Ambientais, e, compreender a percepção dos estudantes em relação à prática pedagógica desenvolvida. No aspecto metodológico, de natureza qualitativa, a proposta deste trabalho é realizar um estudo de caso que não objetive meramente coleta de dados; mas sim utilizar a pesquisa para aprimorar o ensino e, em decorrência, o aprendizado dos estudantes dentro da temática das Ciências Ambientais e da Biologia Celular, por meio de Metodologias Ativas que possam desenvolver a autonomia, a criticidade, a motivação, o interesse com uma aprendizagem significativa e adequada à realidade de nossos estudantes. O grupo escolhido para este estudo foram estudantes da 2ª série do Ensino Médio Profissional Formação de Docentes do Colégio Estadual Sertãozinho, do município de Matinhos/PR. Com o presente trabalho espera-se contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que proporcionem uma formação crítica, que envolva a participação ativa dos estudantes para além de uma percepção mais instrumentalizada, que possibilite a compreensão da complexidade socioambiental. Ao relacionar o local onde vive, que cada estudante perceba a aplicabilidade e a utilidade de cada conteúdo, de cada conceito trabalhado, e assim, se sinta interessado e motivado para aprender cada vez mais. A partir dos achados analisados, verificamos que as percepções dos estudantes participantes da pesquisa auxiliam na compreensão de que a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida pode ser uma alternativa para superação do ensino tradicional. Abstract: The present work is a case study that addresses active methodologies in the teaching of Biology using the theme of water within the scope of Environmental Sciences in conjunction with Cellular Biology. This is a fundamental theme, present in school curricula, therefore we aim to build new perspectives and new intersections between these two fields of study that, in general, are worked on separately in Biology classes. By proposing this study that interconnects environmental concepts and cellular concepts with water as a connection, we seek meaningful learning related to student's daily lives, with the intention of overcoming the traditional classroom, using the Active Methodology of Flipped Classroom, moving towards reducing content fragmentation. The general objective of this research is to understand how the Active Methodology of Flipped Classroom, based on the relationship between Cellular Biology and Environmental Sciences, using the water as a generator theme and connecting element, can enable significant learning in pedagogical practice with students in high school at a public school in Matinhos. Among the specific objectives we intend to: understand how the Active Flipped Classroom Methodology is configured; understand how the Active Flipped Classroom Methodology can overcome the challenges encountered in Biology classes; propose and apply a pedagogical practice of Active Methodologies for Biology Teaching, with "water" as the generating theme, based on the relationship between Cell Biology and Environmental Sciences, and understand the student’s perception in relation to the pedagogical practice developed. In the methodological aspect, of a qualitative nature, the purpose of this work is to execute a case study that does not merely aim to collect data; but rather to use research to improve teaching and, as a result, student learning within the theme of Environmental Sciences and Cellular Biology, through Active Methodologies that can develop autonomy, criticality, motivation, interest with a meaningful learning appropriate to the reality of our students. The group chosen for this study were students from the 2nd year of Professional Teacher Training High School at Colégio Estadual Sertãozinho, in the city of Matinhos/PR. With this work we hope to contribute to the development of pedagogical practices that provide critical training, which involves the active participation of students to overcome the more instrumentalized perception, which enables the understanding of socio-environmental complexity. By relating the place where they live, each student realizes the applicability and usefulness of each content, each work concept, and thus feels interested and motivated to learn progressively. From the analyzed findings, we verified that the perceptions of the students participating in the research, support the help in understanding that the Active Methodology of Flipped Classroom can be an alternative to overcoming traditional teaching.
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