Valores e fluxos de informação no suporte à tomada de decisão estratégica, no contexto da sustentabilidade empresarial
Resumo
Resumo: Esta tese investiga os valores e as influências por eles exercidas sobre os fluxos de informação que suportam o processo decisório, no contexto da sustentabilidade empresarial. O encaminhamento metodológico empregado configurou um estudo descritivo e misto (qualitativo-quantitativo) que, buscando atingir os objetivos estabelecidos, recorreu a duas formas de coleta de dados: Pesquisa Bibliográfica, via Revisão Sistemática da Literatura; e Pesquisa de Campo, com aplicação de questionários estruturados, aos gestores de organizações listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Brasil Bolsa Balcão, bolsa de valores brasileira. Os resultados levantados apontaram que a literatura relaciona valores e fluxos de informação, no contexto investigado, principalmente, por meio de três macroprocessos: Gestão da Informação e do Conhecimento, Estratégia Informacional, e Disseminação da Informação. Estes macroprocessos perpassam todas as etapas do processo decisório, impactando a forma pela qual os decisores atribuem sentido a sua tomada de decisão. Além disso, evidenciou-se que os fluxos informacionais são influenciados por diversos valores, classificados quanto à literatura investigada como: valores ambientais; culturais; econômico-financeiros; ético-morais; gerenciais; informacionais e sociais, sendo estes valores procedentes, tanto dos decisores (Valores Pessoais) como das organizações (Valores Organizacionais). Nessa perspectiva, os valores pessoais permeiam o comportamento de busca e uso da informação dos atores envolvidos no processo decisório, estando mais perceptíveis na condução das atividades de gerenciamento dos fluxos de informação, enquanto os valores da organização orientam, entre outros, a disponibilização dos elementos constitutivos que respondem pela efetivação dos fluxos, havendo prevalência na viabilização de canais e fontes formais de informação, com ênfase em tecnologias da informação e comunicação, que exercem a função de captar, organizar, tratar e distribuir as informações que apoiam a tomada de decisão estratégica em sustentabilidade. Os resultados da pesquisa permitiram a elaboração de uma proposta de modelo de tomada de decisão pautado nos valores que influenciam os fluxos de informação no contexto da sustentabilidade empresarial. A proposta de modelo delineada é intensiva em informação, e tem nos valores pessoais e organizacionais fatores-chave, que integram e influenciam diferentes momentos, elementos e aspectos dos fluxos de informação, que fornecem suporte informacional à tomada de decisão em sustentabilidade. Ao pesquisar os valores e as formas pelas quais estes influenciam os fluxos de informação nos processos decisórios sob tais parâmetros, este estudo gerou subsídios e informações que auxiliam na elucidação do contexto de "valor" em que a decisão estratégica em sustentabilidade é tomada, permitindo às organizações buscarem um melhor ajustamento entre as práticas informacionais dos gestores e os valores por elas assumidos, tornando o processo decisório mais coerente em termos de valores propugnados e ações efetivadas. Abstract: This thesis investigates the values and the influences they exert on the information flows that support the decision-making process, in the context of corporate sustainability. The methodological approach used configured a descriptive and mixed study (qualitative-quantitative), which, seeking to achieve the established objectives, used two forms of data collection: Bibliographic Research, via Systematic Literature Review; and Field Research, with the application of structured questionnaires, to managers of organizations listed in the Business Sustainability Index of Brasil Bolsa Balcão, a Brazilian stock exchange. The results obtained showed that the literature relates values and information flows, in the investigated context, mainly through three macro-processes: Information and Knowledge Management, Information Strategy, and Information Dissemination. These macro-processes permeate all stages of the decision-making process, impacting the rationality used by decision-makers in their decision-making. Furthermore, it was evident that information flows are influenced by several values, classified according to the literature investigated as: environmental values; cultural; economic-financial; ethical-moral; managerial; informational and social, with these values coming from both decision-makers (Personal Values) and organizations (Organizational Values). From this perspective, personal values permeate the information search and use behavior of the actors involved in the decision-making process, being more noticeable in the conduct of information flow management activities, while the organization's values guide, among others, the availability of elements constituents that respond to the implementation of flows, with a prevalence in the viability of channels and formal sources of information, with an emphasis on ICTs, which perform the function of capturing, organizing, processing and distributing information that supports strategic decision-making in sustainability. The research results allowed the elaboration of a proposal for a decision-making model based on the values that influence information flows in the context of business sustainability. The proposed model outlined is information-intensive, and has key factors in personal and organizational values, which integrate and influence different moments, elements and aspects of information flows, which provide informational support for decision-making in sustainability. By researching values and the ways in which they influence information flows in decision-making processes under such parameters, this study generated subsidies and information that help to elucidate the "value" context in which strategic sustainability decisions are made, allowing organizations seek a better adjustment between managers' informational practices and the values they assume, making the decision-making process more coherent in terms of advocated values and actions taken.
Collections
- Teses [26]