Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKeim, Ernesto Jacob, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.creatorLima, Vanessa Kely Santos dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T16:46:24Z
dc.date.available2024-03-05T16:46:24Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86880
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keimpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais – PROFCIAMB. Defesa : Matinhos, 11/10/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho debate como ações e proposições investigativas na região litorânea do estado do Paraná contribuem para que estudantes de escola pública de Ensino Fundamental ampliem a percepção de pertencimento e de interação ambiental com o ambiente planetário no qual vivem. Este ambiente abrange o espaço escolar e a restinga, característicos da região geográfica, configurando-se como espaço de convivência e de interação. A pesquisa se caracteriza como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo os seguintes propósitos: a) Investigar em que medida os estudantes de escola pública de Ensino Fundamental se reconhecem como seres que interagem com a restinga como espaço planetário ao qual pertencem; b) Estimular os estudantes a compreender como o ambiente no qual vivem gera recursos e meios que garantem sua vida na perspectiva de nutrição e de interação ambiental. Essas ações se operacionalizam na investigação, com saídas de campo e com a organização e participação na manutenção de uma horta no espaço escolar. A pesquisa se desenvolveu com base no referencial da Fenomenologia do Ser Planetário, com postura e responsabilidade investigativa, e tem como finalidade estimular os estudantes a se reconhecerem como seres pertencentes a este planeta e perceberem o fenômeno da metamorfose como possibilidade concreta a que estão sujeitados. A restinga é percebida como paisagem natural e lugar de vivência dos estudantes, e a horta escolar, como paisagem construída junto ao ambiente escolar, tendo como premissa que paisagem natural e paisagem construída são lugares transformados. Isso oportuniza aos estudantes a consciência de pertencimento, entendendo-se como sujeitos únicos e singulares que interagem com os demais viventes que ocupam o mesmo lugar planetário; além disso, abre espaço para que compreendam como são desenvolvidas as ações cooperativas, com responsabilidade e com foco na vida com dignidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research discusses how investigative actions and initiatives, in the coastal region of the state of Paraná, can contribute to expanding the sense of belonging and the interaction with the planetary environment that surrounds students from the public Elementary school system. The environment under consideration includes the school's space and the Restinga, a Brazilian coastal scrub vegetation, which is characteristic from the geographic region, presenting itself as a coexistential and interactional space. This study falls into the categories of bibliographical and field research, in which the objectives were: a) To investigate to what extent Elementary students from Public schools recognize themselves as beings who interact with the Restinga, considering it as their belonging planetary environment; b) To stimulate the students to comprehend how the environment where they live, generate resources that guarantee their survival when it comes to nutrition and environmental interaction. These actions were operationalized into the investigation, with field trips, organization and maintenance of a vegetable garden in the school. The research was developed taking as a reference the Phenomenology of the Planetary Being, meanwhile an investigative and responsible posture was adopted, with the intention of stimulating students to perceive the metamorphosis phenomenon as a concrete process to which they are subjected to and for them to recognize themselves as beings belonging to this planet. The Restinga is perceived as a natural landscape and living place of the students, and the vegetable garden as a built landscape within the school environment, considering that both natural and built landscapes undergo transformations. This kind of initiative provides the students access to a sense of belonging, enabling them to identify as singular and unique subjects, who interact with fellow living beings that share the same planetary environment. Additionally, it allows a comprehension of how cooperative actions are developed, with responsibility and focus on a life with dignity.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHorticulturapt_BR
dc.subjectRestingaspt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleHorta e restinga como jardins de pertencimento na dinâmica escolarpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples