Currículo escolar e educação ambiental no âmbito da microbacia hidrográfica do Ribeirão Bertioga - Paranaguá/Paraná
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as propostas de desenvolvimento da Educação Ambiental, tendo como foco a abordagem do tema água no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), especificamente nos componentes curriculares de Ciências e Geografia, nas séries finais do ensino fundamental. Na primeira parte do trabalho foi realizada uma busca pelo tema água no currículo proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná, construído em consonância com a Base Nacional Curricular Comum. No segundo momento, como objetivo de subsidiar a elaboração de um produto educacional, foi aplicado um roteiro de entrevista com os professores de Ciências e Geografia, do Colégio Estadual Professora Carmen Costa Adriano, localizada na bacia hidrográfica do Ribeirão Bertioga, no município de Paranaguá-PR. Além da Vila dos Comerciários, a bacia hidrográfica do Ribeirão Bertioga compreende os bairros Parque Agari, Nilson Neves e Jardim Paranaguá. Esses bairros apresentam um forte adensamento urbano,fazendo da região uma área importante para o estudo de impactos ambientais, considerando a unidade bacia hidrográfica. Em atendimento à política nacional de Educação Ambiental, o estado do Paraná orienta, pela Deliberação nº 04/2013 –SEED/PR, que a Educação Ambiental seja trabalhada tomando como recorte territorial de atuação a unidade bacia hidrográfica na qual a escola está localizada. A geração de dados ocorreu com a realização de entrevista com os professores, com a intenção de analisar o conhecimento sobre currículo da rede estadual do Paraná, o tema água e a bacia hidrográfica do Ribeirão Bertioga. Como resultado foi elaborado um Guia Didático para trabalhar o tema nas escolas que estão localizadas na área da bacia hidrográfica do Ribeirão Bertioga. Abstract: This study aims to analyze the proposals for the development of Environmental Education, with a focus on the topic of water in the curriculum of Paraná State Educational Network (CREP), specifically in the Science and Geography subjects, infinal grades of elementary school. Initially, a search for the topic of water in the curriculum proposed by Paraná State Department of Education was conducted, which was developed in alignment with the National Common Core Curriculum. In these phase, with the purpose of supporting the creation of an educational product, an interview script was administered o the Science and Geography teachers at Professora Carmen Costa Adriano State School, located in the Ribeirão Bertioga watershed, In the municipality of Paranaguá, Paraná. In addition o Comerciários Village, Ribeirão Bertioga watershed reaches the neighborhoods of Parque Agari, Nilson Neves, and Jardim Paranaguá. These neighborhoods present significant urban density, making the regionan important area for studying environmental impacts, considering the watershed as a unit. In accordance with the national policy of Environmental Education, the state of Paraná provides guidance, through Deliberation No.04/2013–SEED/PR, for Environmental Education to be approached with a focus on the watershed unit where the school issituated. Data was generated through interviews with teachers to analyze their knowledge of the curriculum of Paraná State Network, specifically on the topic of water and Ribeirão Bertioga watershed. As a result, an Educational Guide was developed to work on the subjectin schools located in the mentioned area.
Collections
- Dissertações [113]