Comunicação interativa em ambiente virtual de aprendizagem como resposta para a educação emancipadora em cursos de graduação EAD
Resumo
Resumo: Esta pesquisa de desenvolvimento investigou o processo de comunicação desenvolvido em disciplinas cursadas na modalidade online no contexto de cursos de graduação a distância. Situa se no campo da Comunicação em sua interface com a Educação, articulando o processo comunicacional ao processo de Educação à Distância (EaD), por meio de plataforma online interativa, que se tornou frequente no âmbito da Cultura Digital. Como resposta ao objetivo geral apresenta uma proposta de estrutura de disciplina para Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) eficiente do ponto de vista técnico e, ao mesmo tempo, promotora de uma educação emancipadora, conforme descrito por documentos oficiais que indicam as finalidades da Educação na sociedade brasileira. Entende-se uma comunicação eficaz que permita uma educação emancipadora, sendo aquela que busca no âmbito da Educação Superior apresentar informações claras e dinâmicas, construídas em um ambiente ético, de diálogo e interação, de forma a se observar a efetividade na relação ensino-aprendizagem e que combine e aproveite recursos do próprio ambiente digital. A partir da pergunta provocativa "Como se pode promover a educação emancipadora, por meio da comunicação interativa, em Ambiente Virtual de Aprendizagem?", se desenvolveu uma proposta de estrutura metodológica baseada na comunicação interativa para organização de disciplinas em ambientes virtuais de aprendizagem voltada para a formação de cidadãos críticos. A estrutura é representada pelo acrônimo Arena, que expressa três dimensões estruturantes da metodologia: "A" de Arquitetura do ambiente, "RE" de Recursos utilizados no percurso de aprendizagem e "NA" de Narrativa comunicacional interativa, formando assim A - Re - Na. Dessa forma, a estrutura metodológica supera o ambiente virtual em que será desenvolvida, podendo este oferecer mais ou menos recursos, mas sempre tendo como condutor principal a dimensão pedagógica e emancipadora centrada no estudante. A comunicação interativa é formada pela Tríade Texto, Voz e Imagem, cujos significados se articulam como elementos estruturantes da Arena. A metodologia da pesquisa se fundamenta na vertente da Hermenêutica de Profundidade - John B. Thompson (1981) - combinando ferramentas de produção de dados que contemplam questionários online, entrevistas assíncronas e observação participante. As análises empíricas foram realizadas a partir de comentários de estudantes participantes do campo de aplicação. Como operadores teóricos, estão os conceitos de educação, comunicação, cultura e tecnologia dos autores Paulo Freire (1979; 1982; 1992; 2005; 2015; 2019) - educação e emancipação, Pierre Lévy (2007) - ciberespaço, virtual, Jesus Martín-Barbero (2014) - comunicação e educação, Guillermo Orozco-Gómez (2014) - comunicação, audiovisual, educação, Manuel Castells (2021) - sociedade em rede, Raymond Willians (1992) - Cultura, Dominique Wolton (1997) - pensamento comunicacional), Robert Craig (1999) - campo da comunicação, Bortolazzo (2016) - cultura digital, Romero Tori (2017) - educação sem distância, Gustavo Luiz Gava (2022) - neuro-aprendizagem. A interatividade na sala de aula é articulada por Marco Silva (2014) e Alex Primo (2003) e a modelagem pedagógica interativa por Otto Peters (2012). Abstract: This development research investigated the communication process developed in online courses within the context of distance higher education. It is situated in the field of Communication in its interface with Education, linking the communicational process to the process of Distance Education through an interactive online platform, which has become common in the scope of contemporary Digital Culture. In response to the main objective, it presents a proposed structure for an efficient Virtual Learning Environment that is both technically sound and conducive to emancipatory education, as described in official documents outlining the purposes of education in Brazilian society. Effective communication in this context is understood as one that seeks, in the context of Higher Education, to present clear and dynamic information, constructed in an ethical environment of dialogue and interaction, in order to observe the effectiveness of the teaching learning relationship and to leverage resources from the digital environment itself. Based on the provocative question "How can emancipatory education be promoted through interactive communication in a Virtual Learning Environment?" a methodological structure proposal based on interactive communication for organizing courses in virtual learning environments geared toward the formation of critical citizens was developed. This structure is represented by the acronym "Arena" which expresses three structural dimensions of the methodology: "A" for Architecture of the environment, "RE" for Resources used in the learning journey, and "NA" for interactive communicational Narrative, forming A - RE - NA. Thus, the methodological structure transcends the specific virtual environment in which it is implemented, as this environment may offer more or fewer resources, but always with the primary focus on the pedagogical and emancipatory dimension centered on the student. Interactive communication is composed of the Triad Text, Voice, and Image, whose meanings are articulated as structuring elements of the Arena. The research methodology is grounded in the Deep Hermeneutics approach - John B. Thompson (1981) - combining data production tools that encompass online questionnaires, asynchronous interviews, and participant observation. Empirical analyses were conducted based on comments from participating students in the field of application. Theoretical operators include the concepts of education, communication, culture, and technology from the following authors: Paulo Freire (1979; 1982; 1992; 2005; 2015; 2019) - education and emancipation, Pierre Lévy (2007) - cyberspace, virtual, Jesus Martín-Barbero (2014) - communication and education, Guillermo Orozco-Gómez (2014) - communication, audiovisual, education, Manuel Castells (2021) - network society, Raymond Williams (1992) - Culture, Dominique Wolton (1997) - communication thinking, Robert Craig (1999) - communication as a field, Bortolazzo (2016) - digital culture, Romero Tori (2017) - education without distance, Gustavo Luiz Gava (2022) - neuro-learning. Classroom interactivity is articulated by Marco Silva (2014) and Alex Primo (2003), and interactive pedagogical modeling by Otto Peters (2012).
Collections
- Teses [22]