Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCrippa, Ana Chrystina de Souza, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherDassie-Leite, Ana Paula, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.creatorPetreça, Renata Henriquept_BR
dc.date.accessioned2024-02-20T14:29:59Z
dc.date.available2024-02-20T14:29:59Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86533
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Chrystina de Souza Crippapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Dassie-Leitept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa : Curitiba, 19/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Neurologia pediátriaca - Aprendizagempt_BR
dc.description.abstractResumo: O bom desempenho nas habilidades preditoras de leitura e escrita é essencial para o sucesso acadêmico nos anos iniciais da alfabetização. A identificação precoce de alterações nessas habilidades pode auxiliar na redução dos índices alarmantes de baixo desempenho escolar apresentados no Brasil. Objetivos: Verificar o desempenho nas habilidades preditoras da leitura e escrita em escolares com dificuldade de aprendizagem de primeiro e segundo ano do ensino fundamental I e compará-lo com um grupo pareado de escolares sem queixa de dificuldade de aprendizagem. Material e métodos: Realizou-se um estudo observacional, analítico, transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 68 crianças com idade de 5,6 anos a 7,7 anos, divididos em G1 com 34 escolares com dificuldade de aprendizagem e G2 com 34 escolares sem queixa de dificuldade de aprendizagem, pareados por instituição de ensino, idade, sexo, nível de escolaridade e prática docente. Ambos os grupos foram submetidos à avaliação das seguintes habilidades: 1 - Nível de escrita baseado na psicogênese da escrita. 2 - Habilidades linguísticas divididas em sistema fonológico (ABFW), vocabulário expressivo (Boston adaptado) e fluência verbal semântica e fonológica. 3 - Habilidades auditivas separadas em sons de Ling (percepção), localização sonora, memória de sequência de sons não verbais, memória de sequência de sons verbais (ASPA), memória de ordens simples e complexas e discriminação auditiva verbal. 4 - Habilidades de processamento fonológico, composta por consciência fonológica (PCFO), memória de trabalho fonológica (BCPR) e acesso fonológico ao léxico mental (RAN). Foi realizada a análise descritiva e inferencial dos dados, adotando o nível de significância de 0,05. Resultados: O nível de escrita e as habilidades de vocabulário expressivo, fluência verbal fonológica, memória de sequência de sons verbais, memória de ordens simples, discriminação auditiva verbal, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso fonológico ao léxico mental apresentaram desempenho inferior nos testes dos escolares do G1 em comparação ao G2, e foram efetivos na identificação de escolares com dificuldade de aprendizagem. Enquanto nas habilidades relacionadas ao sistema fonológico (presença de desvio fonológico), fluência verbal semântica, sons de Ling (percepção), localização sonora, memória de sequência de sons não verbais e memória de ordens complexas, não houve diferença no desempenho entre os grupos. Conclusão: Os escolares de primeiro e segundo ano com dificuldade de aprendizagem, apresentaram desempenho inferior na avaliação do nível de escrita e, na maioria das avaliações de habilidades preditoras da leitura e escrita, quando comparados a escolares sem queixa de dificuldade de aprendizagem, evidenciando sinais de risco para essa alteração. Procurou contribuir com profissionais da saúde e educação que buscam reduzir o impacto do baixo desempenho acadêmico na qualidade de vida do escolar, pois trouxe subsídios para desenvolver programas de identificação, promoção e intervenção baseados nas habilidades preditoras da leitura e escrita.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Good performance in predicting reading and writing skills are essential for academic success in the early years of literacy. The early identification of changes in these skills can help reduce the alarming rates of low school performance presented in Brazil. Objectives: To verify the performance in the predictive skills of reading and writing in schoolchildren with learning difficulties in the first and second grade of elementary school I and compare it with a matched group of schoolchildren without complaints of learning difficulties. Material and methods: An observational, analytical, transversal and quantitative study was carried out. The sample consisted of 68 children aged 5.6 to 7.7 years old, divided into G1 with 34 schoolchildren with learning difficulties and G2 with 34 schoolchildren without complaints of learning difficulties, matched by educational institution, age, sex, education level and teaching practice. Both groups were submitted to the evaluation of the following skills: 1 - Writing level based on the writing psychogenesis. 2 - Language skills divided into phonological system (ABFW), expressive vocabulary (Boston adapted) and semantic and phonological verbal fluency. 3 - Auditory skills separated into Ling sounds (perception), sound localization, non-verbal sound sequence memory, verbal sound sequence memory (ASPA), simple and complex order memory and verbal auditory discrimination. 4 - Phonological processing skills, consisted of phonological awareness (PCFO), phonological working memory (BCPR) and phonological access to the mental lexicon (RAN). Descriptive and inferential analysis of the data was performed, adopting a significance level of 0.05. Results: The writing level and the skills of expressive vocabulary, phonological verbal fluency, sequence of verbal sounds memory, simple orders memory, verbal auditory discrimination, phonological awareness, phonological working memory and phonological access to the mental lexicon showed lower performance in tests of schoolchildren in G1 compared to G2, and were effective in identifying schoolchildren with learning difficulties. While the skills related to the phonological system (presence of phonological disorder), semantic verbal fluency, Ling sounds (perception), sound localization, non-verbal sequence memory and complex order memory, there was no difference in performance between the groups. Conclusion: The first and second grade schoolchildren with learning difficulties showed lower performance in the level of writing evaluation and in most assessments of skills that predict reading and writing when compared to schoolchildren without complaints of learning difficulties, showing signs of risk for this change. It contributed with health and education professionals who seek to reduce the impact of poor academic performance on the quality of life of the schoolchildren, because it provides with subsidies to develop identification, promotion and intervention programs based on the predictive skills of reading and writing.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.titleHabilidades preditoras da leitura e escrita em escolares com dificuldade de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples