Adaptação do projeto cartográfico de mapas na web para usuários com deficiência visual de cor : estudo de caso UFPR CampusMap
Resumo
Resumo: A maioria dos produtos cartográficos é projetada para pessoas normovisuais, excluindo aqueles com limitações visuais, como o daltonismo. O daltonismo afeta a percepção de cores em indivíduos e é mais prevalente em homens do que em mulheres. A pesquisa destaca a relevância da Cartografia Inclusiva, que visa tornar os mapas acessíveis para pessoas com deficiências visuais. Cerca de 18,80% dos brasileiros possuem algum grau de limitação visual, o que enfatiza a necessidade de adaptar produtos cartográficos para melhor compreensão. Com base no crescente uso de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) em plataformas virtuais, como WebGIS, o estudo destaca a necessidade de tornar essas ferramentas inclusivas para usuários com daltonismo. O estudo se concentra na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que possui o WebGIS UFPR CampusMap (UCM). Este ambiente interativo permite aos usuários visualizar informações espaciais, mas foi projetado sem considerar a acessibilidade para pessoas com daltonismo. A pesquisa propôs a adaptação do UCM para usuários daltônicos, buscando melhorar a comunicação cartográfica para este público. Foi realizado o projeto de mapas acessíveis e destacase a importância de um design inclusivo em sistemas como o WebGIS, bem como a necessidade de continuidade de pesquisas em relação ao daltonismo e à legibilidade. As opiniões dos usuários desempenharam um papel fundamental na busca por uma experiência de usuário mais acessível e eficaz. Abstract: Most cartographic products are designed for people who are visually impaired, excluding those with visual limitations such as color blindness. Color blindness affects color perception in individuals and is more prevalent in men than in women. The research highlights the relevance of Inclusive Cartography, which aims to make maps accessible to people with visual impairments. Around 18.80% of Brazilians have some degree of visual impairment, which emphasizes the need to adapt cartographic products for better understanding. Based on the growing use of Geographic Information Systems (GIS) on virtual platforms, such as WebGIS, the study highlights the need to make these tools inclusive for users with color blindness. The study focuses on the Federal University of Paraná (UFPR), which has the WebGIS UFPR CampusMap (UCM). This interactive environment allows users to visualize spatial information, but was designed without considering accessibility for people with color blindness. The research proposed adapting UCM for color-blind users, seeking to improve cartographic communication for this audience. The design of accessible maps was carried out and highlights the importance of inclusive design in systems such as WebGIS, as well as the need for further research into color blindness and legibility. Users' opinions played a key role in the search for a more accessible and effective user experience.
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