Educação ambiental no ensino fundamental : análise da temática do ciclo da água e sua relação com o saneamento básico no Brasil em livros didáticos
Resumo
Resumo: O livro didático é um material pedagógico importante no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, influenciando diretamente o processo educacional de estudantes durante o Ensino Fundamental. Nos últimos anos, o ensino de Educação Ambiental no Ensino Fundamental vem tornando-se amplamente discutido na literatura, em função de temas emergentes como sustentabilidade, mudanças climáticas e transição energética, temáticas que afetam diretamente na formação de estudantes. Embora o ensino de Ciências seja contemplado em documentos norteadores da Educação, muitas vezes o conhecimento em Educação Ambiental é tido enquanto um conteúdo secundário, não sendo abordado com profundidade no ensino de Ciências na Educação Básica. Foi a partir desta conjuntura que se propôs o estudo sobre a abordagem didática e pedagógica do Ciclo da Água e relações com o Saneamento Básico no Brasil, desenvolvido no Programa de Pós- Graduação Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais da Universidade Federal do Paraná, que tem como principal objetivo avaliar a importância da Educação Ambiental e da compreensão do ciclo da água como conteúdo para a formação dos estudantes, como mecanismo de promoção de consciência ambiental e social sobre o Saneamento Básico e a Saúde Pública no Brasil. Foi realizada a análise de conteúdo de Educação Ambiental presente nesses livros didáticos, a qual baseouse na verificação de abordagens didáticas e propostas pedagógicas do conteúdo, observando se os conceitos trabalhados correspondem com a teoria e quais intervenções são propostas pelos livros didáticos. Diante disto, se pretendeu apresentar reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Educação Ambiental em livros didáticos utilizados no ensino de Ciências no Ensino Fundamental público. O produto educacional refere-se a um material gráfico no formato de cartilha, o qual foi distribuído aos estudantes do Ensino Fundamental, matriculados regularmente na Escola Municipal Professor João Rocha dos Santos, que tenham participado das aulas de Ciências ministradas no período no qual foi desenvolvido o presente estudo. O desenvolvimento do material gráfico tem finalidade didática de apresentar, de maneira contextualizada, interdisciplinar bem como atrativa para os estudantes, de que forma o Ciclo da Água pode impactar na vida do ser humano e na vida em sociedade. Esse material é composto por textos e ilustrações contextualizadas acerca dos temas abordados ao longo da cartilha. Ressalta-se que esta cartilha foi desenvolvida e adaptada para o público-alvo, com linguagem simples e ilustrações e exemplos que possam ser facilmente compreendidos pelos estudantes. Diante destas considerações, acredita-se que o produto educacional desenvolvido será capaz de encorajar os alunos a desenvolver projetos que possam contribuir para o meio ambiente na sua escola, comunidade ou região. Abstract: The textbook is an important pedagogical material in the teaching and learning process in Basic Education, directly influencing the educational process of students during Elementary School. In recent years, the teaching of Environmental Education in Elementary School has been widely discussed in the literature, due to emerging themes such as sustainability, climate change and energy transition, themes that directly affect the education of students. Although Science teaching is contemplated in Education guiding documents, knowledge in Environmental Education is often seen as a secondary content, not being approached in depth in Science teaching in Basic Education. It was from this juncture that the study on the didactic and pedagogical approach of the Water Cycle and relations with Basic Sanitation in Brazil was proposed, developed in the Professional Graduate Program in National Network for Teaching Environmental Sciences at the Federal University of Paraná , whose main objective is to evaluate the importance of Environmental Education and the understanding of the water cycle as essential content for the training of students, as a mechanism for promoting environmental and social awareness about Basic Sanitation and Public Health in Brazil. An analysis of the Environmental Education content present in these textbooks was carried out, which was based on the verification of didactic approaches and pedagogical proposals of the content, observing whether the worked concepts correspond to the theory and which interventions are proposed by the textbooks. Given this, it was intended to present reflections on the teaching and learning of Ambient Education in textbooks used in the teaching of Science in public Elementary School. The educational product refers to a graphic material in the format of a booklet, which will be distributed to elementary school students regularly enrolled at the Professor João Rocha dos Santos Municipal School, who have participated in the Science classes taught during the period in which the program was developed. present study. The development of graphic material has the didactic purpose of presenting, in a contextualized, interdisciplinary and attractive way for students, how the Water Cycle can impact the life of human beings and life in society. This material consists of contextualized texts and illustrations about the themes addressed throughout the booklet. It should be noted that this booklet was developed and adapted for the target audience, with simple language and illustrations and examples that can be easily understood by students. Given these considerations, it is considered that the educational product to be developed will be able to encourage students to develop projects that can contribute to the environment in their school, community or region.
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