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    "Quem desdenha quer comprar?" : análise das estratégias de atuação de um grupo de estilistas na cidade de Curitiba

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    R - D - FRANCIELI MANGINELLI.pdf (1.739Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Manginelli, Francieli
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Os estudos de moda permitem analisar as relações de classe e entre grupos, uma vez que permitem que estas sejam visibilizadas. E também como grupos em diferentes posições agem em consonância com a posição que ocupam ou almejam alcançar dentro de um determinado campo. O presente estudo se propõe realizar um estudo de caso sobre um grupo de estilistas que se nomeiam "alternativos", dentro de um cenário especifico: o Bairro do São Francisco, na cidade de Curitiba. Partiu-se da crença de que se trata de um grupo, ou seja, com semelhanças significativas. Foram entrevistados 13 estilistas e posteriormente alguns cenários do campo e suas lojas foram visitados. Algumas estratégias são traçadas por estes, a fim de se inserirem em um mercado peculiar de moda, que também ainda não é central dentro do país, estando estes "duplamente" descentralizados. Assim verificou-se que suas estratégias de inserção estão voltadas a busca de uma posição dominante - ser um estilista renomado com sua grife reconhecida - e ter suas visões de moda estabelecidas. Esta pesquisa é financiada pela bolsa de mestrado CAPES/REUNI.
     
    Abstract: The studies on fashion have traditionally aimed at understanding the dynamics inherent in the relationship among social classes, status groups and different ways of behaviour. From another perspective, not necessarilly opposite to the first one, concerning the notion of fashion assumed as a field, one can point out that several researches intend to comprehend how groups and individuals in different positions act out according to the position they have or long for, in pursuit of success and recognition through fashion design. These theoretical and methodological references allowed us to develop a case study on an "alternative" group of designers in a specific landscape: the neighborhood of São Francisco, in Curitiba. Given that these fashion designers were very alike and had meaningful similarities, we proceeded to thirteen interviews; later on we visited some field landscapes and their stores. It's possible to state that they draw strategies in order to get in a peculiar fashion market, that is not central in the country, which make them double decentralized. Thus, we verified that their strategies of insertion are strongly related to the search for a dominant position - their own recognition and acclaiment as well of their brand, fame and renown, and for the stablishment of their conception of design/fashion. This research was financed by CAPES.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86483
    Collections
    • Dissertações [176]

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