Documentário etnográfico : o olhar feminino na obra de Catarina Alves Costa
Resumo
Resumo: O filme etnográfico pode ser entendido como parte integrante da pesquisa científica em ciências sociais e humanas, apoiado em definições mais exatas vindas do campo da Antropologia Visual e da Antropologia Fílmica. Para além desse aspecto, algumas de suas expressões estão vinculadas ao gênero documentário. Quanto a relação extramuros do ambiente acadêmico, esta é ampliada pela circulação online característica da cultura cinematográfica digital, mediada por plataformas. O objetivo da tese foi identificar os processos de produção do olhar feminino na obra da cineasta-antropóloga portuguesa Catarina Alves Costa, ao analisar a prática sociocultural e política do cinema no conjunto da obra. No método, para compor o universo de pesquisa de acordo com a Teoria de Cineastas, optou-se pela catalogação da filmografia da realizadora, somado aos artigos e entrevistas relativos aos filmes. O recorte da pesquisa foi a disponibilização online aberta dos filmes e arquivos de texto da cineasta, com a seleção de dois filmes para análise. Os critérios definidores do olhar feminino tiveram como referência teórica as tecnologias de gênero definidas por Teresa de Lauretis, o cinema experimental de Maya Deren e o cinema documental experimental de Trin T. Min-ha. Na análise fílmica, além do olhar feminino, identificou-se os dispositivos narrativos e seus efeitos poéticos na representação cinematográfica, bem como a dinâmica do encontro pesquisador/pesquisado. Entre os resultados destaque para a forma sistematizada do fazer fílmico; os aspectos poéticos de sua obra como importante fator de mediação cultural; e a singularidade dos elementos dialógicos característicos do olhar feminino da cineasta, marcado pela ambiguidade, a espera, e o conflito. A título de conclusão, o método desenvolvido revelou os aspectos simbólicos, analíticos e estéticos presentes no texto, contexto e subtexto fílmico da diretora. A articulação da Teoria de Cineastas e a análise fílmica pela perspectiva do olhar feminino demonstraram ser potentes formas para percepção de nuances narrativas e poéticas mais refinadas. A ambiguidade, espera e conflitos, presentes nas narrativas da realizadora, foram compreendidos como resultado de encontros interculturais complexos, balizados pelo respeito ético à diversidade humana. Abstract: The ethnographic film can be understood as an integral element of scientific research in the social and human sciences, supported by more exact definitions coming from the field of Visual Anthropology and Film Anthropology. In addition to this aspect, some of its expressions are linked to the documentary genre. As for the extra-wall relationship of the academic environment, this is amplified by the online circulation characteristic of digital cinematographic culture mediated by platforms. The aim of this thesis was to identify the processes of production of the female gaze in the work of the Portuguese filmmaker-anthropologist Catarina Alves Costa, by analyzing the sociocultural and political practice of cinema in her work as a whole. In the method, to compose the research universe according to the Theory of Filmmakers, it was decided to catalog the director's filmography, in addition to articles and interviews related to the films. The focus of the research was the open online availability of the filmmaker's films and text files, with the selection of two films for analysis. The defining criteria of the female gaze had as a theoretical reference the gender technologies defined by Teresa de Lauretis, the experimental cinema of Maya Deren and the experimental documentary cinema of Trin T. Min-ha. In the film analysis, in addition to the female gaze, narrative devices and their poetic effects on cinematographic representation were identified, as well as the dynamics of the researcher/researched encounter. Among the results, the systematized form of filmmaking stands out; the poetic aspects of his work as an important cultural mediation factor; and the uniqueness of the dialogical elements characteristic of the female filmmaker's gaze, marked by ambiguity, waiting, and conflict. In conclusion, the developed method revealed the symbolic, analytical and aesthetic aspects present in the director's text, context and filmic subtext. The articulation between Filmmakers Theory with film analysis, from the perspective of the female gaze, proved to be powerful way for the perception of more refined narrative and poetic nuances. Ambiguity, waiting and conflicts, present in the director's narratives, were understood as the results of complex intercultural encounters, guided by ethical respect for human diversity.
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