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dc.contributor.advisorVieira, José Guilherme Silva, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.creatorSilva, Fernando Cesar dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T19:26:32Z
dc.date.available2024-02-06T19:26:32Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86294
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Guilherme Silva Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Economia. Defesa : Curitiba, 31/10/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta um estudo de regressões lineares e modelagem de vetores autorregressivos (VAR) de tráfego de veículos pesados em praças de pedágio localizadas no Estado de Santa Catarina, mais especificamente nas rodovias BR-101 e BR-116. Foram utilizados os dados de tráfego mensal desde 2009 até 2022 e realizadas as regressões em relação a indicadores econômicos de valor adicionado em Santa Catarina (esses de 2018 a 2020), produção industrial e vendas no varejo nos Estados de SP, PR, SC e RS, especialmente dos municípios em que há alto número de viagens de origem e/ou destino e que passam pelas praças de pedágio de ambas as concessionárias. Os resultados obtidos foram satisfatórios, provando o impacto da atividade econômica no tráfego das rodovias. Diversos cenários foram simulados e, apesar de não ter sido possível confirmar a causalidade entre as variáveis, provou-se a correlação entre elas. Os resultados também apresentam análise de cointegração.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a study of linear regressions and vector autoregressive (VAR) modeling of heavy vehicle traffic at toll plazas located in the State of Santa Catarina, more specifically on the BR-101 and BR-116 highways. Monthly traffic data was used from 2009 to 2022 and regressions were carried out in relation to economic indicators of added value in Santa Catarina (from 2018 to 2020), industrial production and retail sales in the states of SP, PR, SC and RS, especially in municipalities where there are a high number of origin and/or destination trips and which pass through the toll plazas of both concessionaires. The results obtained were satisfactory, proving the impact of economic activity on highway traffic. Several scenarios were simulated and, although it was not possible to confirm the causality between the variables, the correlation between them was proven. The results also present cointegration analysis.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.subjectPedagiopt_BR
dc.subjectIndicadores econômicospt_BR
dc.subjectRodovias - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.titleTráfego em rodovias pedagiadas de Santa Catarina e indicadores econômicos : uma análise de correlação e causalidadept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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