"Formiplac e céu de anil" : o moderno e o arcaico na discografia de Gilberto Gil (1967-1972)
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Data
2023Autor
Miglioli, Roberta Louise de Araujo
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Resumo: O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de complementar e expandir as análises referentes à música popular brasileira no final da década de 1960 e início da década de 1970, com enfoque nas produções discográficas de Gilberto Gil (1967-1972). No campo das ciências humanas, foram desenvolvidas análises posteriores referentes a relevância do tropicalismo para construção da música e identidade brasileira, assim como estudos a respeito dos trabalhos do cantor baiano. A partir da análise de bibliografia e material empírico, percebeu-se a necessidade de aprofundar os estudos sobre a discografia do cantor e compositor Gilberto Gil perante suas relações com arcaico e moderno na sociedade brasileira e notoriedade para construção da música popular brasileira no período avaliado, devido a sua contribuição para as produções musicais brasileiras até os dias atuais. Utilizando-se de abordagem teórico-metodológica de Raymond Williams e Roberto Schwarz, será desenvolvida análise das músicas contidas desde o álbum Louvação (1967), até Expresso 2222 (1972). Abstract: The present work arose from the need to complement and expand the analyzes referring to Brazilian popular music in the late 1960s and early 1970s, focusing on the recordings of Gilberto Gil (1967-1972). In the field of human sciences, further analyzes were carried out regarding the relevance of tropicalismo for the construction of Brazilian music and identity, as well as studies on the works of the Bahian singer. From the analysis of bibliography and empirical material, it was noticed the need to deepen studies on singer and composer Gilberto Gil's discography in view of his relations with archaic and modern in brazilian society and notoriety for the construction of Brazilian popular music in the evaluated period, due to his contribution to the productions Brazilian music until the present day. Using the theoretical-methodological approach of Raymond Williams and Roberto Schwarz, an analysis of the songs contained from the album Louvação (1967) to Expresso 2222 (1972) will be developed.
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