O ensino das ciências ambientais e a formação de hábitos alimentares saudáveis na educação infantil
Resumo
Resumo: A escola desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida. Ela pode ser um canal para o ensino das Ciências Ambientais não apenas em disciplinas relacionadas às ciências, mas em todas as áreas do conhecimento. Em vista disso, esta pesquisa teve o objetivo de compreender a contribuição do ensino das Ciências Ambientais na formação de hábitos alimentares saudáveis na Educação Infantil. Para isso, elaboramos uma sequência de ensino sobre educação alimentar para proporcionar às crianças um espaço de interação e aprendizagem. O público-alvo foram alunos da turma do pré l do Centro Municipal de Educação Infantil Quatro de Março, localizada na cidade de Matinhos, no litoral do Paraná. Partiu-se das políticas públicas que visam garantir a alimentação acessível e disponível a todos, em quantidade e qualidade, priorizando os alimentos da região, fornecidos por produtores da agricultura familiar, permitindo que a alimentação saudável seja também sustentável. Por isso, essa pesquisa mostra aspectos importantes da Educação Ambiental na Educação Infantil e a sua abordagem na BNCC, bem como práticas de EA desenvolvidas nos espaços escolares e além dos muros da escola. Em síntese, a prática de educação alimentar apresentada nessa dissertação nos fornece novas maneiras de pensar a prática de ensino das Ciências Ambientais, e também como essas atividades podem contribuir para o desenvolvimento da criança. Abstract: School plays a fundamental role in the formation of values, habits and lifestyles. It can be a channel for teaching Environmental Sciences not only in science-related subjects, but in all areas of knowledge. In view of this, this research aimed to understand the contribution of teaching Environmental Sciences in the formation of healthy eating habits in Early Childhood Education. To this end, we developed a teaching sequence on food education to provide children with a space for interaction and learning. The target audience were students from the pre-1 class at the Quatro de Março Municipal Early Childhood Education Center, located in the city of Matinhos, on the coast of Paraná. The starting point was public policies that aim to guarantee accessible and available food to all, in quantity and quality, prioritizing food from the region, provided by family farming producers, allowing healthy eating to also be sustainable. Therefore, this research shows important aspects of Environmental Education in Early Childhood Education and its approach at BNCC, as well as EE practices developed in school spaces and beyond the school walls. In summary, the practice of food education presented in this dissertation provides us with new ways of thinking about the practice of teaching Environmental Sciences, and also how these activities can contribute to the child's development.
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