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dc.contributor.advisorDuarte, André de Macedo, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorCordeiro, Roan Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-15T13:06:48Z
dc.date.available2024-01-15T13:06:48Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85984
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André de Macedo Duartept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 14/09/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste estudo, investigamos o problema do acontecimento como fio condutor do pensamento de Hannah Arendt. Nossa hipótese considera que o pensamento da autora surge não apenas como resposta aos eventos históricos e políticos de seu tempo, mas como a sua efetiva captura conceitual capaz de delinear uma nova experiência do pensar. Tendo isso em vista, o nosso objetivo consiste na elucidação do sentido dos acontecimentos em termos políticos, históricos e narrativos à luz do pensamento arendtiano. Para tanto, desdobramos o confronto de Arendt com os eventos, em especial com o do totalitarismo, uma vez que levou a pensadora a desenvolver uma nova cartografia mental em face do diagnóstico do encobrimento do acontecer na tradição. A partir daí, Arendt estabelece uma fenomenologia dos acontecimentos que redescobre o acontecimento da ação como sendo aquele pelo qual o aspecto propriamente iniciador dos eventos é revelado. Nesse sentido, analisamos as características fenomenológicas do acontecer que conduzem à delineação conceitual do acontecimento como milagre. Daqui, abordamos a reformulação do nexo entre os acontecimentos e a história dirigindo-nos para a compreensão da sua particular natureza temporal. Por fim, a elaboração narrativa do sentido requer que enfrentemos o desafio de compreender a própria linguagem enquanto acontecimento. Por conseguinte, evidenciamos que o pensamento acontecimental arendtiano permite iluminar e potencializar a própria experiência conceitual em jogo no discurso filosófico, em especial no que diz respeito ao desafio dos acontecimentos contemporâneos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this study, we investigate the problem of the event as the guiding thread of Hannah Arendt's thought. Our hypothesis is that the author's thought emerges not only as a response to the historical and political events of her time, but as an effectively conceptual approach, capable of outlining a new experience of thinking. With this in mind, our goal is to elucidate the meaning of events in political, historical and narrative terms in light of Arendt's thought. To do so, we unpack Arendt's confrontation with events, especially with totalitarianism, since it led her to develop a new mental cartography in the face of the concealment of the event as a category in philosophical tradition. Arendt goes on to establish a phenomenology of events that rediscovers the event of action as being the one through which the properly initiating aspect of events is revealed. We thus analyze the phenomenological characteristics of the event that lead to its conceptual delineation as a miracle. Next, we approach the reformulation of the nexus between events and history, in order to understand its special temporal nature. Finally, the narratorial elaboration of meaning requires us to face the challenge of understanding language itself as an event. Therefore, we show that Arendt's event-oriented thinking illuminates and enhances the very conceptual experience at stake in philosophical discourse, especially with regard to the challenge of contemporary events.pt_BR
dc.description.abstractRIASSUNTO: Nel presente studio si indaga il problema dell'evento come filo conduttore del pensiero di Hannah Arendt. L'analisi prende le mosse dal ritenere che la tesi elaborata dalla stessa non rappresenti solo una risposta alle vicende storiche e politiche del suo tempo, ma anche un efficace approccio concettuale capace di delineare una nuova esperienza del pensiero. Pertanto, l'obiettivo principale è quello di fare chiarezza sul significato dell'evento in termini politici, storici e narrativi alla luce del pensiero arendtiano. Per questo, si approfondirà la relazione di Hannah Arendt con l'evento ed in particolare con il totalitarismo che la conduce a sviluppare una nuova cartografia mentale di fronte alla diagnosi dell'occultamento dell'evento nella tradizione. A partire da ciò, Arendt definisce una fenomenologia dell'evento, basata sulla riscoperta dell'evento dell'azione in quanto mostra l'aspetto che determina l'inizio dello stesso evento. In questo senso, si analizzano le caratteristiche fenomenologiche dell'evento che portano alla determinazione concettuale dell'evento come miracolo. Ne segue, l'analisi sulla riformulazione del nesso tra evento e storia che conduce verso la comprensione della loro particolare natura temporale. Infine, l'elaborazione narrativa del senso implica comprendere il linguaggio stesso come evento. In questo modo, il pensiero arendtiano sull'evento permette di far luce e di valorizzare la stessa esperienza concettuale in gioco nel discorso filosofico, soprattutto per quanto riguarda la sfida degli eventi contemporanei.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArendt, Hannah, 1906-1975 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO pensamento acontecimental de Hannah Arendt : política, história e linguagempt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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