IoT aplicado em segurança ferroviária - projeto MPA : monitoramento de ponta de agulha em AMV de mola
Resumo
Resumo: O aumento no nível de segurança inerente ao modal ferroviário e as melhorias no estado da arte da segurança ferroviária no mundo estão sendo tratadas com maior destaque para o desenvolvimento nacional. Em toda a malha ferroviária há cruzamentos de trens que possibilitam maior tráfego nas operações que são os locais a serem focados nesta dissertação. Para evitar descarrilhamento nesses cruzamentos, foi projetado um dispositivo eletromecânico inovador, com a finalidade de monitorar remotamente um aparelho de mudança de via férrea (AMV) em especial para chaves manuais do tipo mola, utilizando as metodologias DSR (Design Science Research) e PRODIP (Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos), integrando-as a um conceito de indústria 4.0 como base de tecnologia em IoT (Internet of Things). Esta dissertação tem por objetivo o desenvolvimento de um novo produto que pode prevenir e diminuir acidentes nestes pontos da ferrovia, bem como a geração de dados para análise e antecipação de diagnóstico, de modo a alcançar a manutenção otimizada desses equipamentos. Considerando-se que durante o período entre a instalação dos equipamentos de teste até a data de fechamento do relatório apresentado nesta dissertação não houve acidentes e que o nível de falha foi reduzido em 33% em relação à anos anteriores pôde-se verificar uma contribuição do dispositivo desenvolvido ao nivel de segurança ferroviária. Abstract: The increase in the level of safety inherent to the railroad modal and the improvements in the state of the art of railroad safety in the world are increasingly being treated with greater emphasis for the national development. Throughout the railway network there are train crossings that allow for greater traffic in the operations that are places to be focused on in this dissertation. In order to avoid derailment at these intersections, an innovative electromechanical device was designed, with the purpose of remotely monitor a railway switch (AMV), in particular for spring-type manual switches, using the methodologies DSR (Design Science Research) and PRODIP (Integrated Product Development Process), integrating them to an industry 4.0 concept as a technology base in IoT (Internet of Things). This dissertation aims to develop a new product that can prevent and reduce accidents at these points of the railroad, as well as the generation of data for analysis and anticipation of diagnosis, in order to achieve the optimized maintenance of this equipment. Considering that during the period between the installation of the test equipment and the closing date of the report presented in this dissertation, there were no accidents and that the failure level was reduced by 33% in relation to previous years, it was possible to verify a contribution from the device developed at the level of railway safety.
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