Empresas de prestação de serviços de saúde são rentáveis? : um estudo de caso de implantação de uma unidade de franquia odontológica de alto padrão
Resumo
Resumo: Em um cenário de mercado em que predomina a concorrência, mudanças e transformações são fatores fundamentais para as organizações se manterem abertas e obterem lucros. No entanto, diferente do que é apregoado pela teoria econômica clássica, nem todos os indivíduos do mercado possuem total conhecimento sobre as informações, principalmente quando se pensa na possibilidade de ações oportunistas por parte de algum agente envolvido em uma transação. Tal realidade já era exposta pelos teóricos da economia dos custos de transação, especialmente ao abordar a relação principal do agente, em que um dos envolvidos na transação não tem total certeza sobre quais serão as ações e os comportamentos tomados pelo outro, motivo pelo qual o estabelecimento de contratos se mostra como uma alternativa viável para reduzir esses ruídos informacionais que podem prejudicar diretamente os resultados esperados. Teóricos do mundo empresarial expõem que os dados em si não são capazes de apresentar a real situação da organização dentro do seu ambiente, dessa forma, a elaboração de um planejamento estratégico é crucial para entender o real significado dos dados alcançados pela organização e identificar vantagens e desvantagens que o negócio tem a oferecer. Dentro desse contexto de informações imperfeitas, relações contratuais e planejamento estratégico, um modelo de negócios que vem ganhando cada vez mais notoriedade no mundo empresarial é o franchising, que, em resumo, estabelece uma relação via contrato com força legal entre duas partes, franqueadores e franqueados, que potencializa ganhos para ambas as partes. Desse modo, trazendo para o mundo empresarial das clínicas odontológicas de alto padrão, o presente estudo tem como objetivo avaliar se o modelo de franchising voltado para a área da saúde, especificamente aos serviços odontológicos, consistente em uma opção viável econômica, financeira e empresarial a ser considerada por potenciais empresas, profissionais da saúde e empreendedores. A abordagem metodológica empregada foi um estudo de casos múltiplos, em clínicas odontológicas de alto padrão, franqueadas e não franqueadas, das regiões sul e sudeste do Brasil, por meio das visitas, entrevistas e dos relatórios financeiros e contábeis, desde antes da inauguração até o final do 5° (quinto) período de constituição das clínicas. Abstract: In a market scenario where competition prevails, changes and transformations are fundamental factors for organizations to stay open and obtain profits. However, contrary to what is preached by classical economic theory, not all individuals in the market have complete knowledge about the information, especially when thinking about the possibility of opportunistic actions by some agent involved in a transaction. This reality was already exposed by transaction cost economics theorists, especially when addressing the principal-agent relationship, in which one of the parties involved in the transaction does not have complete certainty about what actions and behaviors will be taken by the other, which is why the establishment of contracts is shown as a viable alternative to reduce these informational noises that can directly harm expected results. Business world theorists argue that data in themselves are not capable of presenting the real situation of the organization within its environment. Thus, the development of a strategic planning is crucial to understand the real meaning of the data achieved by the organization and identify advantages and disadvantages that the business has to offer. Within this context of imperfect information, contractual relationships, and strategic planning, a business model that has been gaining more and more notoriety in the business world is franchising, which, in summary, establishes a legally binding contract relationship between two parties, franchisors and franchisees, which maximizes gains for both parties. Thus, bringing to the high-end dental clinic business world, the present study aims to evaluate whether the franchising model focused on the health sector, specifically on dental services, consisting of a viable economic, financial, and business option to be considered by potential companies, health professionals, and entrepreneurs. The methodological approach employed was a multiple case study in high-end dental clinics, franchised and non-franchised, in the southern and southeastern regions of Brazil, through visits, interviews, and financial and accounting reports, from before the inauguration until the end of the 5th (fifth) period of clinics' establishment.
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