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dc.contributor.advisorColauto, Romualdo Douglas, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.creatorVeloso, Liezerpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T19:22:17Z
dc.date.available2024-02-06T19:22:17Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85918
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Romualdo Douglas Colautopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 01/09/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A escolha profissional é um processo complexo e influenciado por diversos fatores, como interesses pessoais, expectativas familiares e possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Este estudo analisa a percepção das habilidades dos estudantes do Curso de Aprendizagem em Assistente Administrativa e os seus interesses por atividades profissionais. A população abrange um total de 2.686 estudantes. A amostra foi composta por 368 estudantes matriculados em abril no ano 2023 no curso de Aprendizagem Profissional, oferecido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Para identificar os alunos pertencentes ao curso foram utilizados os registros acadêmicos fornecidos pela instituição, com a concordância do setor acadêmico. A participação dos estudantes na pesquisa foi voluntária e condicionada ao termo de consentimento livre e esclarecido, que está anexado a este trabalho. O estudo apresenta relevância ao destacar a importância da formação profissional em um contexto educacional em constante evolução e oferece uma perspectiva original sobre a interseção entre habilidades e escolhas profissionais. O estudo avaliou a percepção dos estudantes sobre habilidades ligadas ao Curso de Assistente Administrativo, identificando fortes habilidades socioemocionais, como postura ética e trabalho em equipe, porém com carências em conhecimento técnico e execução de múltiplas tarefas. Em relação aos interesses profissionais, destacaram-se áreas como Tecnologia da Informação, Gestão de Pessoas e Logística, enquanto áreas como Contabilidade e Finanças despertaram menor interesse. Em termos de impactos nas percepções de habilidades e interesses, o gênero é a variável com maior impacto na percepção de habilidades e interesses profissionais. Nas habilidades, o gênero feminino se destacou especificamente nas dimensões de Conhecimento Técnico, Resolução de Problemas e Pensamento Crítico. Em relação aos interesses profissionais, diferenças baseadas no gênero foram notadas nas áreas de Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação. Porém, para Finanças, Marketing e Vendas, o gênero não mostra diferenças significativas. As demais variáveis, como escolaridade, tempo de curso, classe social e idade, demonstraram ter impacto limitado ou inexistente nas percepções dos estudantes. Desta forma, os resultados apontaram que as percepções das habilidades e os interesses profissionais são multivariados entre os estudantes, ainda evidencia que alguns fatores sociodemográficos interferem na percepção. Os resultados do estudo evidenciam que os alunos do curso de Aprendizagem em Assistente Administrativo possuem fortes habilidades socioemocionais, mas revelam uma lacuna em conhecimentos técnicos. Destacase a preferência dos estudantes por áreas como Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas, proporcionando uma oportunidade para alinhar o currículo do curso com esses interesses. A distinção de percepções e interesses baseada em gênero sinaliza a necessidade de uma abordagem educacional mais inclusiva. Assim, sugere-se uma revisão das estratégias educacionais vigentes, evoluindo para uma formação mais compatível com as expectativas dos alunos, fomentando uma integração mais eficaz ao mundo profissional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The professional choice is a complex process and influenced by several factors, such as personal interests, family expectations and possibilities of insertion in the labor market. This study analyzes the perception of skills of students in the Administrative Assistant Learning Course and their interests in professional activities. The population comprises a total of 2,686 and the sample consisted of 368 students enrolled in the year 2023 in the Professional Learning course in the State of Paraná offered by the State of Paraná by FIEP. To identify the students belonging to the course, the academic records provided by the institution were used, with the agreement of the academic sector. The students' participation in the research was voluntary and subject to the free and informed consent form, which is attached to this work. The study is relevant by highlighting the importance of professional training in an educational context in constant evolution and offers an original perspective on the intersection between skills and professional choices. The study evaluated the students' perception of skills related to the Administrative Assistant Course, identifying strong socio-emotional skills, such as ethical posture and teamwork, but lacking in technical knowledge and execution of multiple tasks. Regarding professional interests, areas such as Information Technology, People Management and Logistics stood out, while areas such as Accounting and Finance aroused less interest. In terms of impacts on perceptions of skills and interests, gender is a variable with the greatest impact on perceptions of skills and professional interests. In skills, the female gender stood out specifically in the dimensions of Technical Knowledge, Problem Solving and Critical Thinking. Regarding professional interests, differences based on gender were noted in the areas of People Management and Information Technology. However, for Finance, Marketing and Sales, gender does not show significant differences. The other variables, such as schooling, length of course, social class and age, proved to have limited or non-existent impact on students' perceptions. Thus, the results showed that perceptions of skills and professional interests are multivariate among students, even showing that some sociodemographic factors interfere in perception.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInteresse profissionalpt_BR
dc.subjectJovens - Emprego - Brasilpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleHabilidades dos estudantes do curso de aprendizagem em assistente administrativo e os interesses por atividades profissionaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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