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dc.contributor.advisorGuerra Hernandez, Héctor, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorImaral, Pricyla Weberpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-26T17:25:00Z
dc.date.available2023-12-26T17:25:00Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85848
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Hector Rolando Guerra Hernandezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 23/08/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Desde sua criação a televisão na Turquia está sob o monopólio do Estado, mesmo os canais privados possuem forte ligação política com os governos vigentes. Noções de nacionalismo, etnicidade, civilidade e feminilidade estão bastantes presentes nas narrativas televisivas. Dessa forma, a produção de séries, telenovelas e filmes foram por muitas vezes responsáveis por transferir ao público o "modo de ser turco" que é justaposto ao "modo de ser mulher turca". Este trabalho, portanto, analisa duas telenovelas "Sila: Prisioneira do amor" e "Fatmagül" para compreender como o discurso sobre o corpo das mulheres é pautado pelas mídias de massa na Turquia. A partir das fontes, foram analisados os discursos políticos presentes nas narrativas ficcionais que promovem estilos de vida e reforçam o ethos nacional a partir de um processo pedagógico que utilizam casamentos forçados, crimes de honra, berdel e estupro coletivo como "educativos" por ensinarem os comportamentos apropriados às mulheres cuja função é trazer honra ao lar e a nação. A utilização de narrativas ficcionais como educativas possuem efeitos concretos na realidade do país. A construção narrativa de um Oriente parado no tempo preso às tradições que precisa ser superado reforça a ideia de "inimigo interno" sobre a população curda, utilizando os crimes de honra como "bode expiatório". Sob o discurso de "vencer as tradições" que o feminicídio é imbuído de etnicidade, imaginando um "outro" distante e violento, diferente do "eu" civilizado. Esse discurso coloca as curdas como mulheres que precisam ser salvas pelo Ocidente. O debate de gênero se deu através da perspectiva teórica de/pós-colonial que entende o papel fundamental do Estado-nacional moderno como principal perpetrador de violências contra corpos feminilizadospt_BR
dc.description.abstractAbstract: Since its inception, television in Turkey has been under state monopoly, even private channels have strong political ties with the current governments. Notions of nationalism, ethnicity, civility and femininity are quite present in television narratives. In this way, the production of series, soap operas and films were often responsible for transferring to the public the "Turkish way of being" that is juxtaposed with the "Turkish way of being a woman". This work, therefore, analyzes two telenovelas "Sila: Prisoneira do amor" and "Fatmagül '' to understand how the discourse about women's bodies is guided by the mass media in Turkey. From the sources, the political discourses present in the fictional narratives that promote lifestyles and reinforce the national ethos were analyzed from a pedagogical process that uses forced marriages, honor crimes, berdel and collective rape as pedagogical for teaching the appropriate behaviors to women whose function it is to bring honor to home and nation. The use of fictional and educational narratives has concrete effects on the reality of the country. The narrative construction of an Orient stuck in time trapped by traditions that need to be overcome reinforces the idea of an "internal enemy" over the Kurdish population, using crimes of honor as a "scapegoat". Under the discourse of "overcoming traditions" that femicide is imbued with ethnicity, imagining a distant and violent "other", different from the civilized "I". This discourse places Kurds as women who need to be saved by the West. The gender debate took place through the theoretical perspective of de/postcolonial that understands the fundamental role of the modern nation-state as the main perpetrator of violence against feminized bodiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTelenovelas - Turquiapt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectViolência contra as mulherespt_BR
dc.subjectTurquia - Históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleEm nome da honra : o lugar na mulher no melodrama nacional turco (2000-2020)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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