A economia compartilhada e o turismo : um estudo sobre o comportamento de consumo de viajantes brasileiros no Airbnb
Resumo
Resumo: A economia compartilhada surgiu como um novo sistema socioeconômico que permite o compartilhamento de bens e serviços. No turismo, o modelo de compartilhamento promoveu negócios como Airbnb, Uber e Lyft. A confiança desempenha um papel importante no comportamento de compra e uso do consumidor, juntamente com o preço. Diante do exposto, a hipótese geral deste estudo é: os diferentes motivos para o uso do Airbnb influenciam a confiança e a intenção de comprar dos viajantes brasileiros. E como hipóteses alternativas: H1= O apelo social influencia a confiança dos viajantes brasileiros no uso do Airbnb; H2= O apelo econômico influencia a confiança dos viajantes brasileiros no uso do Airbnb; H3= A confiança influencia a intenção de comprar dos viajantes brasileiros no Airbnb. Essa pesquisa se justifica por buscar compreender o comportamento de consumo de viajantes brasileiros na plataforma de economia compartilhada Airbnb, a fim de identificar os desafios da globalização de forma mais eficiente no setor do turismo. Portanto, o objetivo geral é analisar o comportamento de consumo de viajantes brasileiros no uso da plataforma de economia compartilhada Airbnb. E como objetivos específicos: (a) caracterizar o perfil de consumo de brasileiros e suas principais motivações de compra na plataforma de economia compartilhada Airbnb; (b) identificar as variáveis que caracterizam as dimensões da motivação, da confiança e do comportamento do consumidor atreladas à economia compartilhada; (c) testar e validar as variáveis de mensuração que caracterizam as dimensões da motivação, da confiança e do comportamento do consumidor atreladas à economia compartilhada; (d) compreender as relações entre as motivações, a confiança e as intenções de comportamento futuro de viajantes brasileiros na plataforma de economia compartilhada Airbnb. A metodologia utilizada possui caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: (1) pesquisa básica com estudo bibliométrico nas bases de periódicos científicos nacionais e internacionais; (2) pesquisa aplicada com viajantes brasileiros que reservaram e utilizaram os serviços de acomodações e experiências do Airbnb. A amostra foi não-probabilística por conveniência, totalizando 219 respostas válidas. Com coleta de dados online realizada através de questionário com perguntas fechadas. Para analisar os dados, foi utilizado o software SPSS para realizar a estatística descritiva e a Análise Fatorial Exploratória; e foi utilizado o software MPlus para realizar a Análise Fatorial Confirmatória e a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados mostraram que apelo social e econômico influenciam significativamente na confiança que interfere na intenção de comprar de viajantes brasileiros no Airbnb. Com isso foi possível absorver contribuições teóricas e práticas relevantes para ampliar o estudo do Airbnb a partir destes e de outros construtos, como também no aprimoramento dos produtos e serviços, diante dos novos hábitos de consumo de viajantes brasileiros Abstract: The sharing economy has emerged as a new socio-economic system that enables the sharing of goods and services. In tourism, the sharing model has promoted businesses such as Airbnb, Uber and Lyft. Trust plays an important role in consumer purchase and usage behavior, along with price. Given the above, the general hypothesis of this study is: the different reasons for using Airbnb influence the trust and purchase intention of Brazilian travelers. And as alternative hypotheses: H1= Social appeal influences the trust of Brazilian travelers in the use of Airbnb; H2= Economic appeal influences the trust of Brazilian travelers in the use of Airbnb; H3= Trust influences the intention to buy of Brazilian travelers on Airbnb. This research is justified by seeking to understand the consumption behavior of Brazilian travelers on the Airbnb sharing economy platform, in order to identify the challenges of globalization more efficiently in the tourism sector. Therefore, the general objective is to analyze the consumption behavior of Brazilian travelers when using the Airbnb sharing economy platform. And as specific objectives: (a) characterize the consumption profile of Brazilians and their main motivations for buying on the Airbnb sharing economy platform; (b) identify the variables that characterize the dimensions of motivation, trust and consumer behavior linked to the sharing economy; (c) test and validate the measurement variables that characterize the dimensions of motivation, trust and consumer behavior linked to the sharing economy; (d) understand the relationships between motivations, trust and future behavior intentions of Brazilian travelers on the Airbnb sharing economy platform. The methodology used is exploratory and descriptive, with a quantitative approach. The research was developed in two stages: (1) basic research with bibliometric study in the bases of national and international scientific journals; (2) applied research with Brazilian travelers who booked and used Airbnb accommodation services and experiences. The sample was non-probabilistic for convenience, totaling 219 valid responses. Online data collection was performed through a questionnaire with closed questions. To analyze the data, SPSS software was used to perform descriptive statistics and Exploratory Factor Analysis; and MPlus software was used to perform Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modeling. The results showed that social and economic appeal significantly influence the trust that interferes with the intention to buy of Brazilian travelers on Airbnb. With this, it was possible to absorb relevant theoretical and practical contributions to expand the study of Airbnb from these and other constructs, as well as in the improvement of products and services, given the new consumption habits of Brazilian travelers
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