dc.contributor.advisor | Pinto, Otávio Luiz Vieira, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.creator | Franco, Jéssica Kotrik Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T10:58:13Z | |
dc.date.available | 2023-12-26T10:58:13Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85806 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Otávio Luiz Vieira Pinto | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 25/08/2023 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa investigou o modo Discovery Tour do jogo Assassin’s Creed Origins (2017) desenvolvido pela produtora de games Ubisoft. Para isso, examinamos como as fontes históricas digitais são resultado do processo de Virtualização, conceito do filósofo da tecnologia Pierre Lévy. Ao analisarmos o conteúdo desta fonte, os resultados nos mostraram que o Discovery Tour do jogo Assassin’s Creed Origins é uma proposta de experiência museal virtual gamificada. Ainda, constatamos que apesar de uma roupagem moderna, em determinados aspectos, o Discovery Tour reforça constructos históricos sobre o Egito Antigo ao priorizar temas arqueitetônicos em detrimento de outros processos e sujeitos históricos que o compuseram, reforçando, assim, a monumentalização desta civilização. Por fim, concluímos que apesar dessas escolhas temáticas e roteirizadas reforçarem determinados constructos, o Discovery Tour do jogo Assassin’s Creed Origins não deixa de ser um produto educativo e uma ferramenta de divulgação do conhecimento sobre o Egito Antigo | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research investigated the Discovery Tour mode of the game Assassin's Creed Origins (2017) developed by the game producer Ubisoft. For this, we examine how digital historical sources are the result of the Virtualization process, a concept by the philosopher of technology Pierre Lévy. When analyzing the content of this source, the results showed us that the Discovery Tour of the Assassin's Creed Origins game is a proposal for a gamified virtual museum experience. Furthermore, we found that despite its modern appearance, in certain aspects the Discovery Tour reinforces historical constructs about Ancient Egypt by prioritizing architectonic themes to the detriment of other processes and historical subjects that composed it, reinforcing the monumentalization of this civilization. Finally, we conclude that despite these thematic and scripted choices reinforcing certain stereotypes, the Discovery Tour of the Assassin's Creed Origins game is still an educational product and a tool for disseminating knowledge about Ancient Egypt | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | História pública | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletronicos | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Egito - História | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | As humanidades digitais para pensar o Egito antigo : uma análise do modo Discovery Tour no jogo Assassin's Creed Origins | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |