dc.contributor.advisor | Pinto, José Simão de Paula, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Markowicz, Daniel | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Balsan, Jorge | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-02T16:44:56Z | |
dc.date.available | 2024-01-02T16:44:56Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85784 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Daniel Markowicz | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 06/11/2023 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender o processo de inserção do modelo Technological Pedagogical Content Knowledge, traduzido por Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, (TPACK) durante a pandemia da Covid-19 em uma instituição de ensino superior. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura e nas experiências do autor da tese fundamentados em autores que desenvolveram suas pesquisas baseadas nessa perspectiva. Para isso, o presente texto descreve o modelo TPACK; analisa o processo de suporte técnico do modelo tecnológico a partir das experiências biográficas do autor, conforme caminho metodológico, e, apresenta as potencialidades e limitações do ensino remoto emergencial quanto a utilização das Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), a partir das observações do autor. Os dados foram coletados durante o período da pandemia da covid-19 no Brasil, fevereiro de 2020 a dezembro de 2021. Os resultados evidenciaram que o modelo TPACK favorece o processo ensino-aprendizagem, no entanto, é necessário que haja motivação do professor para a articulação dos saberes e práticas pedagógicas. Neste sentido, as potencialidades e limitações do ensino remoto reside no contexto em que docente e alunos estão inseridos | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The objective of this study was to understand the implementation process of the Technological Pedagogical Content Knowledge model, translated as "Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo" (TPACK), during the Covid-19 pandemic in a higher education institution. It is an integrative literature review and an exploration of the author's thesis experiences grounded in researchers who have conducted their studies based on this perspective. To achieve this, the current text describes the TPACK model, analyzes the technical support process of the technological model based on the author's biographical experiences, following the methodological path, and presents the potentials and limitations of emergency remote teaching regarding the use of Information and Communication Technologies (ICTs), based on the author's observations. Data were collected during the Covid-19 pandemic in Brazil, from February 2020 to December 2021. The results showed that the TPACK model enhances the teaching-learning process; however, it requires the teacher's motivation for the integration of knowledge and pedagogical practices. In this sense, the potentials and limitations of remote teaching lie in the context in which teachers and students are involved | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 (doença) | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.title | O processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |