No olho do furacão : um olhar sobre o professor de sociologia no contexto do planalto norte catarinense
Resumo
Resumo: Essa dissertação de mestrado é resultante da pesquisa sobre o ensino da sociologia na rede pública estadual, na região do Planalto Norte Catarinense. O objetivo é refletir sobre a docência da sociologia a partir da história de vida de duas professoras que vivenciaram este momento e do contexto em que estão inseridas. As professoras, escolhidas como interlocutoras, viveram neste período a fase de expectativa e empolgação com a escolha pelo curso, posteriormente, tiveram incertezas sobre sua escolha na graduação, e por fim, ficaram angustiadas com a possibilidade de não conseguirem trabalho a partir da flexibilização do ensino. Elas construíram sua prática docente em meio ao avanço do conservadorismo e dos ataques à educação pública brasileira. O período pesquisado foi planejado para recortar acontecimentos entre 2014 até 2022. As entrevistas aconteceram em 2021 e 2022. No entanto, para melhor compreendermos os acontecimentos e a conjuntura deste período, foi necessário recorrer a alguns fatos e cenários a partir do final dos anos 1990. Produzir, a partir das experiências pessoais, um relato que contribui para o entendimento dos desafios comuns de uma sociedade é o caminho que queremos percorrer nesta pesquisa a fim de contribuir para o entendimento do ser docente de sociologia no Brasil contemporâneo. Como as experiências pessoais das professoras em sala de aula podem contribuir com a compreensão da construção da prática docente no ensino da sociologia na rede pública estadual? Os processos vivenciados por elas têm algo em comum? São processos, situações vividas muito especificamente em seu microcosmo, ou podem trazer pistas para compreendermos situações vividas por outros professores que desenvolvem sua prática docente em outras regiões? Abstract: This Master's Thesis is the result of research on the teaching of sociology in the state public network, in the ‘Planalto Norte Catarinense’ region. The objective is to reflect on teaching sociology based on the life stories of two teachers who experienced this moment and the context in which they are inserted. The teachers, chosen as interlocutors, experienced during this period the phase of expectation and excitement about choosing the course, later, they had uncertainty about their choice in graduation, and finally, they were distressed by the possibility of not being able to get a job due to the flexibility of the teaching. They built their teaching practice amid the advance of conservatism and attacks on brazilian public education. The period researched was planned to cover events between 2014 and 2022, the period in which they experienced their teaching careers. The interviews took place in 2021 and 2022. However, to better understand the events and situation of this period, it was necessary to resort to some facts and scenarios from the end of the 90s. Producing, based on personal experiences, a report that contributes to the understanding of the common challenges of a society is the path we want to take in this research in order to contribute to the understanding of being a sociology teacher in contemporary Brazil. How can the personal experiences of teachers in the classroom contribute to the understanding of the construction of teaching practice in teaching sociology in the state public school system? Do the processes they experience have anything in common? Are they processes, situations experienced very specifically in their microcosm, or can they provide clues to understand situations experienced by other teachers who develop their teaching practice in other regions?
Collections
- Dissertações [22]