A arte urbana na escola : o graffiti no ensino de arte em uma perspectiva socioambiental
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Nascimento, Leila dos Santos Hassan
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Essa dissertação reflete sobre a arte urbana - especialmente o graffiti - no contexto do ensino de artes. Parte-se da análise das práticas de arte educação desenvolvidas pela autora no ensino de artes na educação básica e propõe-se interfaces com o estudo das ciências ambientais. A pesquisa lança um olhar ao Projeto Paranaguá Mais Cores, desenvolvido no centro histórico da cidade de Paranaguá, litoral do Paraná, buscando interpretar o papel desse projeto para a disseminação da arte urbana nos ambientes da cidade. Seguindo o trajeto da arte urbana no centro de Paranaguá, a pesquisadora, educadora e artista revisita suas práticas de arte educação, buscando incorporar questões ambientais na abordagem da arte na escola.Questões como o território da arte urbana, os processos artísticos, políticas culturais e sujeitos artistas passam a interessar na abordagem das práticas. Com estasreflexões, expande-se a abordagem da arte urbana e do graffiti para além de sua perspectiva técnica, para pensar os ambientes da cidade e a própria cidadania. A pesquisa se desafiou a aproximar o ensino de artes do ensino com temas da educaçãoambiental, buscando ampliar a consciência dos educandos e da educadora frente aos desafios do conhecimento e valorização dos ambientes em que vivem. Abstract: This dissertation reflects on urban art - especially graffiti - making an analysis of the art education practices developed by the author in the teaching of art in basic education and proposing interfaces with the study of environmental sciences. The research approaches the Paranaguá Mais Cores Project seeking to interpret its role in the dissemination of urban art in the environments of the city of Paranaguá, Paraná's coast. In this path, the researcher, educator and artist, reviews her art education practices, seeking to incorporate environmental issues in the approach to art in school. Issues such as the territory of urban art, artistic processes, cultural policies and the subject of artists become of interest in the approach to practices. With these reflections, the approach to urban graffiti art is expanded beyond its technical perspective, to think about the environments of the city and citizenship itself, designing and developing activities related to Environmental Education with students, allowing to expand critical awareness towards the challenges of knowledge and appreciation of the environments in which they live.
Collections
- Dissertações [98]