Cultura digital e inovação : redes sociais digitais como fonte de informação em empresas nato-digitais
Resumo
Resumo: Esta tese conduziu um estudo netnográfico com o objetivo de compreender como empresas nato-digitais utilizam informações de redes sociais digitais para obter insights de inovação em produtos e serviços. O estudo começou contextualizando o paradigma informativo na cibercultura, explorando o papel das redes sociais digitais e das comunidades de marcas online como fontes de coleta e uso de informações por parte das empresas. Em seguida, analisou-se como essas informações são utilizadas pelas empresas nascidas no universo digital para obter insights que impulsionem o desenvolvimento de inovações. O referencial teórico abrangeu os temas relacionados à cibercultura, informação e inovação, incorporando perspectivas históricas, trabalhos atuais e conceitos relevantes para o estudo. Além disso, foi desenvolvido um referencial empírico específico para as empresas nato-digitais, comumente chamadas de empresas nascidas no universo digital. Utilizando uma abordagem netnográfica, o estudo empregou técnicas de análise quantitativa de dados, análise de conteúdo e entrevistas. Os resultados obtidos permitiram a construção de um modelo de processo para a utilização de redes sociais como fonte de informações de inovação. Especificamente em empresas que têm a cultura digital intrínseca à sua essência, o processo se inicia com o uso das redes sociais como fonte de informações, seguido pela coleta de insights relacionados à inovação. A forma como essas informações são utilizadas pelas empresas afeta o processo, que inclui o desenvolvimento de inovações e encerra-se com o feedback para a comunidade. Com base nesses achados, esta pesquisa contribui para o entendimento de como empresas natodigitais podem aproveitar as redes sociais como uma fonte valiosa de informações para impulsionar a inovação. Os insights obtidos nesse estudo podem auxiliar essas empresas a otimizar seus processos de coleta, análise e utilização de informações provenientes das redes sociais, fomentando a geração de inovações significativas em produtos e serviços. Abstract: This thesis conducted a netnographic study to understand how nato-digital companies use information from digital social networks to gain insights for product and service innovation. The study began by contextualizing the information paradigm in cyberculture, exploring the role of digital social networks and online brand communities as sources of information gathering and use by companies. Next, it analyzed how this information is used by companies born in the digital universe to gain insights that drive the development of innovations. The theoretical framework covered the themes related to cyberculture, information, and innovation, incorporating historical perspectives, current works, and concepts relevant to the study. In addition, a specific empirical referential was developed for nato-digital companies, commonly called companies born in the digital universe. The study employed quantitative data analysis techniques, using a netnographic approach, content analysis, and interviews. The results allowed the construction of a process model for using social networks as a source of innovation information. Specifically, in companies with digital culture intrinsic to their essence, the process begins with using social networks as a source of information, followed by collecting insights related to innovation. How companies use this information affects the process, which includes the development of innovations and ends with feedback to the community. Based on these findings, this research contributes to understanding how digital-native companies can leverage social media as a valuable source of information to drive innovation. The insights gained in this study can help these companies optimize their processes of collecting, analyzing, and using information from social networks, fostering the generation of meaningful innovations in products and services.
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