Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLautert, Luiz Fernando de Carli, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.creatorSouza, Nalu Batista Rosas dept_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T16:25:04Z
dc.date.available2023-11-28T16:25:04Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85298
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luiz Fernando de Carli Lautertpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 05/05/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação ambiental está prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais brasileiros desde 1998, sendo considerado um tema à ser tratado de maneira transversal e por uma abordagem interdisciplinar. Determinadas correntes de educação ambiental, como a crítica, estão alinhadas à conceitos como o Buen Vivir, pois denunciam barbáries cometidas historicamente, bem como o modelo de desenvolvimento econômico capitalista como a causa final da emergência ambiental atual. As comunidades tradicionais, como a comunidade caiçara do município de Matinhos, no litoral do Paraná, sofrem historicamente um processo de desterritorialização e perca de identidade. A manutenção de seus costumes e práticas é movimento de resistência e enfrentamento à dominação social e à injustiça ambiental. Neste sentido, este trabalho se propôs a elaborar e aplicar uma sequência de ensino voltada à cultura caiçara, com foco nas práticas de pesca com tarrafa artesanal do município de Matinhos através de uma prática de pesquisa-ação realizada em ambiente escolar. A sequência de ensino se mostrou como uma maneira de aproximar o currículo escolar da cultura caiçara a partir de uma perspectiva que reconhece a importância dos povos tradicionais e que fomenta a construção desta identidade nas novas gerações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Environmental education has been included in the Brazilian National Curriculum Parameters since 1998. Certain currents of Brazilian environmental education, such as critique, are aligned with concepts such as Buen Vivir, as they denounce historically committed barbarities, as well as the capitalist economic development model as the final cause of the current environmental emergency. Traditional communities, such as the caiçaras in the city of Matinhos, in Southern Brazil, have been historically under a process of deterritorialization and identity loss. The maintenance of its practices is a movement of resistance and environmental injustice. This work aims to propose, elaborate and apply a teaching sequence about on the caiçara culture, focusing on the artisanal cast fishing culture in the city of Matinhos, based on an action research carried out in a school environment. The teaching sequence proved to be a way of bringing the school curriculum closer to the caiçara culture from a perspective that recognizes the importance of traditional cultures and that encourages the construction of this identity in the new generations.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPovos tradicionaispt_BR
dc.subjectCaiçaraspt_BR
dc.subjectPescapt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleUma experiência de educação ambiental relacionada à pesca na modalidade de tarrafa artesanal em Matinhos, litoral do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples