Reconhecer a paisagem na literatura : um convite a reconhecer-se no mundo
Resumo
Resumo: Neste texto, tomaremos como elemento chave a construção da concepção de paisagem dentro do campo da literatura, como tratada por Michel Collot, passando pela sua significação fenomenológica, baseada nos trabalhos de Merleau-Ponty e Bachelard em conjunto com as propostas de geógrafos sociais da linha humanista, como Tuan. Partindo da proposição de atividades relacionadas à Literatura, que oportunizem o diálogo sobre as relações entre o ser humano e a paisagem, pretende-se fortalecer laços identitários e de pertencimento a partir da análise e reflexão sobre a descrição da paisagem na obra Gigi: de volta ao passado, escrito por Jocelina Santana Bonatto, com base em seus espaços vividos e experienciados. A ação, a ser desenvolvida em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, baseia-se no método recepcional, desenvolvido por Aguiar e Bordini (1993), composto por cinco etapas: determinação do horizonte de expectativas, atendimento ao horizonte de expectativas, ruptura do horizonte de expectativas, questionamento do horizonte de expectativas e, por fim, a ampliação do horizonte de expectativas. Abstract: In this text, we will take as a key element the construction of the landscape conception within the field of literature, as treated by Michel Collot, passing through its phenomenological significance, based on the works of Merleau-Ponty and Bachelard together with the proposals of social geographers of the humanist, like Tuan. Starting from the proposition of activities related to Literature, which provide an opportunity for dialogue about the relationship between human beings and the landscape, it is intended to strengthen identity and belonging ties based on the analysis and reflection on the description of the landscape in the work Gigi: de volta ao passado, written by Jocelina Santana Bonatto, based on their lived and experienced spaces. The action, to be developed in a ninth grade class of Elementary School, is based on the reception method, developed by Aguiar and Bordini (1993), composed of five steps: determination of the horizon of expectations, meeting the horizon of expectations, rupture the horizon of expectations, questioning the horizon of expectations and, finally, the expansion of the horizon of expectations.
Collections
- Dissertações [116]