A variação de preço em relação à variação da demanda dos principais itens da cesta básica antes e durante a pandemia Covid-19 : um estudo de caso
Resumo
Resumo: O presente estudo buscou explorar a resposta do mercado quanto a variação dos preços frente à variação da demanda dos principais produtos da cesta básica, tomando como referência a base de dados das vendas de um supermercado da cidade de Curitiba no segundo semestre de 2020 e nos segundos semestres de 2019 e 2018. Destaca-se que o recorte longitudinal contempla o período em que o Ministério da Saúde do Brasil anunciou o primeiro caso de COVID-19 no país, e em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia global, promovendo recomendações para o controle epidêmico, o que influenciou na demanda e principalmente na economia do país. Os resultados obtidos no período de análise indicaram que mesmo com um forte aumento no preço dos principais alimentos, a demanda não foi proporcionalmente alterada. No que tange aos produtos analisados: arroz, carne, feijão e legumes, destaca-se que o arroz, e o feijão e proteína animal, que eram produtos os quais a demanda sofria alterações em decorrência da mudança de preço antes da COVID-19, se tornaram itens que mesmo com o aumento nos preços a demanda não foi diretamente alterada no decorrer da pandemia. Uma vez que parte relevante da população passou a permanecer mais tempo em seus domicílios, a alimentação doméstica foi um dos setores que viu sua demanda aumentar consideravelmente, porém sob uma conjuntura de queda da renda da população em virtude da elevada taxa de desemprego, e principalmente instabilidade causada pela falta de horizonte com relação ao término da pandemia. Os resultados denotaram que os primeiros meses após a declaração do estado de pandemia houve o desabastecimento de vários produtos como arroz, feijão, álcool, papel higiênico dentre outros. Como contribuição, é possível questionar se a sensibilidade dos consumidores com relação ao preço dos produtos durante a pandemia foi alterada de forma relevante. Ademais, conforme os achados, formuladores de políticas, empresários e stakeholders podem levar em consideração a importância das preferências dos consumidores e das alterações econômicas na oferta e na demanda. Para que assim, possa-se diminuir as perdas relativamente significativas no segmento de análise. Abstract: The present study sought to explore the market's response in relation to the price variation compared to the demand variation for the main products of the basic basket, taking as a reference the sales database of a supermarket in the city of Curitiba in the second half of 2020 and in the second half of 2019 and 2018. It is noteworthy that the longitudinal cut includes the period in which the Ministry of Health of Brazil announced the first case of COVID-19 in the country, and in March 2020, the World Health Organization (WHO) declared a global pandemic status, promoting recommendations for epidemic control, which influenced demand and especially the country's economy. The results obtained in the period of the analysis indicated that even with a strong increase in the price of the main foods, the demand was not proportionally altered. Regarding the products analyzed: rice, meat, beans, and vegetables, it is noteworthy that rice, beans, and animal protein, which were the price changes impacted the demand before COVID-19, became items that the price expansion did not change the demand during the pandemic. Since a relevant part of the population spent more time in their homes, domestic food was one of the sectors that saw its demand increase considerably, but under a conjuncture of falling income of the population due to the high unemployment rate, and mainly instability caused by the lack of horizon regarding the end of the pandemic. The results denoted that in the first months after the declaration of the pandemic status there was a shortage of various products such as rice, beans, alcohol, and toilet paper, among others. As a contribution, it is possible to question whether consumers' sensitivity to the price of products during the pandemic has changed significantly. Furthermore, according to the findings, policymakers, entrepreneurs, and stakeholders can consider the importance of consumer preferences and economic changes in supply and demand. So that it is possible to reduce the relatively significant losses in the analysis segment.
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