Universidade e escola : as contribuições da formação continuada em educação ambiental para professores da Rede Municipal de Matinhos
Resumo
Resumo: Essa pesquisa objetivou estudar como um curso de formação continuada para professores pode contribuir com fundamentação teórica para a prática da educação ambiental no contexto escolar dos docentes que atuam na rede municipal de Matinhos - PR. A importância do estudo se encontra na possibilidade de analisar como uma formação continuada remota pode auxiliar o professor em práticas de educação ambiental. A abordagem de pesquisa utilizada foi a quali-quantitativa, a coleta de dados ocorreu por meio da utilização de questionários, em dois momentos distintos antes e após o processo de implementação do curso de formação continuada. Para a análise de dados foi utilizado o software de análise do tipo QDA (Qualitative Data Analysis). O curso foi ofertado aos professores da rede municipal de Matinhos e de outras regiões do Paraná, e para estudantes dos cursos de licenciatura da UFPR Setor Litoral. O curso aconteceu de 02/08/2021 a 12/11/2021, num total de 32 h. O produto final desse curso foi a construção de uma proposta de projeto em educação ambiental. Dos 14 projetos desenvolvidos pelos professores cursistas, 11 (78,6%)usaram os referenciais teóricos disponibilizados durante a formação e três (21,4%) foram construídos sem o uso de algum referencial teórico. As ações implementadas em 13 (92,9%) projetos trazem indícios de uma Educação Ambiental EA Conservadora. O curso contribuiu aproximando as fundamentações teóricas de base científica aos professores da educação básica, possibilitou a troca de experiência e conhecimento entre os professores da Universidade e da escola. Abstract: This research aimed to study how a continuing education course for teachers can contribute with a theoretical basis for the practice of environmental education in the school context of teachers who work in the municipal network of Matinhos - PR. The importance of the study lies in the possibility of analyzing how remote continuing education can help teachers in environmental education practices. The research approach used was qualitative and quantitative, data collection took place through the use of questionnaires, in two different moments before and after the implementation process of the continuing education course. For data analysis, QDA (Qualitative Data Analysis) analysis software was used. The course was offered to teachers from the Matinhos municipal network and from other regions of Paraná, and to students of the UFPR Setor Litoral degree courses. The course took place from 02/08/2021 to 12/11/2021, in a total of 32 hours. The final product of this course was the construction of a project proposal in environmental education. Of the 14 projects developed by the course teachers, establishing in numbers, 11 (78.6%) used the theoretical frameworks made available during training and three (21.4%) were built without the use of any theoretical framework. The actions implemented in 13 (92.9%) projects show signs of a Environmental Education Conservative EA. Through the course, it was possible to contribute by bringing scientifically based theoretical foundations closer to basic education teachers, enabling the exchange of experience and knowledge between University and school teachers.
Collections
- Dissertações [101]