Os efeitos da política educacional e da prática docente sobre a função pedagógica da pré-escola
Visualizar/ Abrir
Data
1985Autor
Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho objetivou demonstrar a importán cia da função pedagõgica na pré-escola, como alternativa viável de atendimento educacional ã criança. Nesse sentido,foi realiza da a revisão de literatura a respeito das funções da prê-escola, a partir da demonstração da politica educacional deste nível de ensino. Fez4se também, para tanto, uma análise das perspectivas da formação da professora prê-escolar e sua implicação na práti ca docente. Em função do estudo realizado,estabeleceu-se uma pes quisa de campo junto a uma amostra de cento e vinte professoras de prê-escolas de Curitiba, pertencentes ãs Redes Federal, Esta dual, Municipal e Particular. Tal pesquisa teve a finalidade de detectar a percepção da professora sobre a sua prática docente e subtrair desta,as funções e a estrutura das pré-escolas 'de Curitiba. O instrumento utilizado para se obter tal informações foi um questionário, com perguntas abertas o‹mufl. possibilitou evidenciar o posicionamento das professoras em relação ás fun ções assistencial, preparatõria e pedagõgica na prê-escola, as sim como elementos da prática educativa que também favoreceram a identificação de tais funções. Procedeu-se,-então, o levanta mento dos dados, feito por meio de uma apresentação descritiva dos resultados pertinentes a cada questão do questionário,evnüg¿ ‹fianí›se as indicações de cada uma das redes de ensino prê-es colar e, no conjunto destas, para obter enfim, a configuração da política educacional e da prãtica pedagõgica da professora de prê-escola. Esta anâlise confirmou que existe uma defasagem no atendimento ã criança pré-escolar, em função do nível sõcio-eco nõmico a que pertence, estando de um lado assumida a função as sistencial para a criança de baixa renda e,de outro, a função preparatõria para a criança de classes mais privilegiadas. .A função pedagõgica reveste-se de ações isoladas na tentativa de um contato um pouco mais amplo com a realidade do aluno, porém sem evidenciar uma postura político-pedagõgica por parte das professoras da pré-escola. Abstract: The aim of this study was to underline the importance of the pedagogical role at the pre-school (kindergarten) stage as a viable alternative of educational assistance to the child . To this end a review of the literature regarding the function of the pre-school was carried out, a starting point of which was to demonstrate the educational policies at this level of teaching. With this objective in mind an analysis was made of the standpointes regarding the training of kindergarten teaching and the applications and effect of this training in practical teaching terms. As a means towards this end a field study was set up involving a sample of 120 teachers from the federal , state, municipal and private sectors at the pre-school level in the city of Curitiba. (Çuritiba is a state capital of more that a million inhabitants in the south of Brazil). This research aimed at detecting the teachers' perception of their teaching role and activities, and to extract, from these findings, information regarding the functions and structure of pre-schools in the city of Curitiba. A questionnaire was used as the instrument for the collection of the necessary data and information. This questionnaire was open-ended to allow for the teachersl attitudes towards their servicing, preparatory and pedagogical roles to béf¢1eàr1y'shówn- It.was also hoped to show, at the same time, their attitudes to those elements of educational practice, at the pre-school level, which also favoured the identification of the roles in question. The study continued with a survey of the data which was presented in the form of a descriptive overview of the pertinent results of each item of the questionnaire , providing evidence of the indications of each of the types of prejschool teaching. By bringing these results together the aim was to finally obtain a view of the educational policy and the pedagogical practices of the pre-school teacher. This analysis points to a gap which exists in terms of the provision for pre-schooling, related to the socio-economic level to which the child belongs. On the one hand, the role assumed for the child of the less economically privileged class is that of social assistance. On the other hand, a preparatory role is assumed for the children of more privileged parents, in most cases. These pedagogic roles are assumed in an effort to create wider contact with the real world of the pupil, without, however, reflecting a political-educational attitude on the part of the teacher concerned.
Collections
- Teses & Dissertações [10542]