Show simple item record

dc.contributor.advisorCifuentes, José Carlos, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorBarth, Glauce Maris Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T19:05:46Z
dc.date.available2022-08-16T19:05:46Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/8447
dc.descriptionOrientador: José Carlos Cifuentespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Com esta pesquisa objetiva-se, em primeiro lugar, salientar que as idéias são exprimíveis em imagens e promovem o desenho geométrico em nível de linguagem, à educação do olhar e do raciocínio visual, para se compreender o significado do que é visto por meio da Arte e da Matemática; também promovem o conhecimento matemático, sobre o espaço e a forma, pela identificação de conteúdos de desenhos geométricos em algumas obras de Maurits Cornelis Escher; contribuem à sistematização dos saberes das artes gráficas, desenhos geométricos e artes visuais em geral, de forma a se constituírem em uma fonte de conhecimento matemático; e auxiliam a pensar a inter-relação arte/matemática. Na pesquisa, foi enfatizada outra forma de pensar sobre uma possível inter-relação das áreas, Matemática e Arte, especialmente, a Arte presente no ensino da Matemática. Abordaram-se e discutiram-se temas necessários aos quais o professor deve analisar criticamente, em especial, a natureza do conhecimento artístico, o conhecimento do desenho geométrico, alguns conteúdos tais como espaço e forma, e a necessidade de se valorar a intuição, a criatividade e a associação de idéias na escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With this research, There is an objective,in first place, to show that the ideas are express in images and they promote the geometric drawing to the language level, to the education look, and the reasoning visual to understand the meaning of what it is seen by means the Art and Mathematics; They promote the mathematical knowledge, as well, about the space and the form, by the identification of geometric drawings contents in some Maurits Cornelis Escher works; That they contribute to the systematization of the graphical arts, geometric drawings and visual arts knowledge in general. It’s a way they constitute them in a source of mathematical knowledge and they assist to think, to the interrelation between art and mathematical for the research. It has been emphasized, another way to think about a possible interrelation in this areas, the Art and Mathematics. In the other words, the Art’s presence in the Mathematics teaching. It has been approached and it has been argued about necessary subjects, which, the teachers must analyze critically, in special, the knowledge artistic nature. The geometric drawing knowledge, some contents such as space and form and the necessity to value it the intuition, the creativity and the ideas association at school.pt_BR
dc.format.extent133 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDesenho geometricopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleArte e matemática, subsídios para uma discussão interdisciplinar por meio das obras de M. C. Escherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record