Loucura e sobrevivência : o papel do narcisismo em mulheres após a tortura
Resumo
Resumo: O estudo que segue tem por meta indicar e refletir acerca do papel do narcisismo, bem como sua posição de gênero, na psique de mulheres que passaram pela experiência de tortura durante o período da ditadura militar no Brasil. Isso será feito para apontar como esse conceito é mediador do vínculo necessário entre loucura e sobrevivência, produzido pelo referido trauma. A pesquisa parte de uma consideração sobre o conceito de narcisismo junto a relatos das atividades revolucionárias das testemunhas selecionadas. Na sequência, as histórias de prisão e tortura permitirão avaliar a experiência de um trauma. Por fim, testetemunhos de sobrevivência e loucura levarão à fabricação de uma epistemologia e um vínculo necessário entre tais ideias. A pesquisa se utiliza de matrizes filosóficas e psicanalíticas para interpretar relatos de tais testemunhas. Esses relatos estão contidos, sobretudo, no filme Que Bom Te Ver Viva, de Lúcia Murat, mas também em outros documentos, como os relatórios produzidos pelas Comissões da Verdade, assim como entrevistas com quem passou pela experiência aqui tratada. Abstract: The following study aims to point out and reflect on the role of narcissism, including in terms of its gender perspective, in the psyche of women who experienced torture during the period of military dictatorship in Brazil. This will allow to show how the concept of narcissism mediates the necessary bond between madness and survival produced by that trauma. The research starts with a consideration of the concept of narcissism alongside accounts of the revolutionary activities of the selected witnesses. Next, stories of imprisonment and torture will allow the experience of trauma to be assessed. Finally, testimonies of survival and madness will lead to the fabrication of an epistemology and a necessary bond between such ideas. The research draws on philosophical and psychoanalytic matrices to interpret the accounts of such witnesses. These accounts are contained, primarily, in the movie Que Bom Te Ver Viva [How Nice to See You Alive] by Lucia Murat, but also in other documents, such as reports produced by the Truth Commissions, as well as interviews with those who went through the experience dealt with here.
Collections
- Teses [66]