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dc.contributor.advisorNoernberg, Mauricio Almeida, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicospt_BR
dc.creatorSoares, Lucas de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T16:00:20Z
dc.date.available2023-08-21T16:00:20Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84020
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Almeida Noernbergpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar, Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos. Defesa : Curitiba, 28/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 33-35pt_BR
dc.description.abstractResumo: O ambiente de praia é um sistema dinâmico complexo que responde à ação das ondas e correntes através de uma série de mudanças que podem ocorrer em diferentes escalas de tempo e na intervenção de construções humanas. O presente trabalho é um estudo do transporte sedimentar em uma região de praia cronicamente afetada por processos erosivos. O estudo foi realizado utilizando o software SMC (Sistema de Modelagem Costeira) como principal ferramenta para simular a dinâmica costeira para a área de estudo, bem como para determinar o clima de onda a ser aplicado nas simulações. O transporte de sedimentos apresentou uma direção preferencial de sul para norte com divergência de direções na área mais suscetível aos processos erosivos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The beach environment is a complex dynamic system that responds to the action of waves and currents through a series of changes that can occur at different time scales and in the intervention of human constructions. The present work is a study of sedimentary transport in a beach region chronically affected by erosive processes. The study was carried out using the SMC software (Coastal Modeling System) as the main tool to simulate the coastal dynamics for the study area, as well as to determine the wave climate to be applied in the simulations. The sediment transport presented a preferential direction from south to north with divergence of directions in the area most susceptible to erosive processes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectModelo numericopt_BR
dc.subjectTransporte de sedimentos - Pesquisa - Paranápt_BR
dc.subjectDinamica costeirapt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.titleAnálise do balanço sedimentar na Praia Brava, Matinhos-PR, a partir da modelagem numéricapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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