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dc.contributor.advisorSouza, Gizele de, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorAnjos, Juarez José Tuchinski dospt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T18:48:20Z
dc.date.available2023-08-14T18:48:20Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83928
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Gizele de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/02/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação, desenvolvida na perspectiva da microanálise, tem como objetivo geral identificar como o papel da criança no processo de escolarização primária era percebido pelos sujeitos envolvidos com a escola (professores, pais, inspetores e políticos) na cidade da Lapa, Província do Paraná, entre os anos de 1866 a 1886. Em outubro de 1866 um jovem morador da cidade iniciou um processo que desembocaria na sua nomeação como professor da 2ª cadeira do sexo masculino Vinte anos depois, em 1886, interrompeu os registros que fazia dascrianças que freqüentavam sua escola, para só retomá-los cinco anos mais tarde. Inseridas na conjuntura da experiência histórica daquela cidade, da Província e do Império, tais datas balizaram o recorte cronológico da pesquisa: a primeira por marcar o momento em que as três cadeiras públicas de instrução primária da cidade ficaram providas e a segunda por sinalizar um momento de interrupção nas informações sobre as crianças que freqüentavam uma dessas escolas. As ontes para a pesquisa são: livros de matrículas, mapas escolares, listas de alunos, ofícios, relatórios de professores, inspetores paroquiais, presidentes da Província e Inspetores Gerais da Instrução Pública, egislação Escolar, atas da Câmara Municipal da Lapa, listas de qualificação de eleitores, lista de qualificação da Guarda Nacional, listas do fundo de emancipação dos escravos, livros de batismo de ingênuos, códigos de posturas municipais, diário da visita de D. Pedro II à Lapa bem como o jornal "O Dezenove de Dezembro". No primeiro capítulo busca-se compreender como se estabeleciam as relações entre a riança e a escola, condição fundamental para apreender sua presença e papel no processo de escolarização. No segundo capítulo o objetivo é identificar as representações sobre a infância escolarizada em circulação na Lapa e no Paraná, para entender como por meio delas a criança era percebida pelos sujeitos envolvidos com a escolarização. O terceiro capítulo visa apontar como os sujeitos com os quais a criança se relacionava não apenas percebiam a sua condição de ator no cotidiano escolar, mas tam ém lhe conferiam um papel específico no processo de escolarização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation developed into micro analysis, has its principal aim to identify how the child’s role was realized in the process of primary schooling by the people involved with the school (professors, parents, inspectors and politicians) in Lapa’s town, Province of Parana between 1866 and 1886. A young dweller of the male sex on October 1866 started a process that it would finish in his nomination as chair professor of the second. In 1886 twenty years later, he stopped registering the children who frequented his school and restart it 5 years later. Within this conjecture of historical experience in Lapa, Province and Empire, these dates established the chronological point of the pool. The first date marked the moment in which three public chair of primary instruction in Lapa’s town were provided. The second by signaling a moment of interruption in the information about the children who frequented one of these schools. Sources for the pool are: Enrollment Books, Students’ Maps, Roll Calls, Official Letter, Reports of Professors, arochial Inspectors, Inspectors General of Public Instruction, Law School, Minutes of the Town House in Lapa, Electors Qualification List, National Guard’s Qualification List, Slaves’ Emancipation Fund List, Naïve Baptism Book, Postures Municipal Codes and the Diary of the visiting of D. Pedro II to Lapa as well as the December 19th newspaper. In the first chapter, we seek to understand how the relationships between the child and the school were, fundamental condition to learn, its presence and role in the process of schooling. In the second chapter, the aim is to identify the representations about the schooling childhood in Lapa nd Parana’s circulation to understand how by this mean the child was realized by the subjects involved with the schooling. The third chapter seeks to point how the subjects in which the child relates to each other, not just realize their actor’s condition, but also give them a specific role in the process of schooling.pt_BR
dc.format.extent309 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação de crianças - Históriapt_BR
dc.subjectEducação - História - Lapa (PR)pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma trama na história : a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial (Lapa, Província do Paraná, 1866-1886)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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