Turismo e patrimônio : percepções de moradores de Pinhais/PR em interface com suas identidades e memórias
Resumo
Resumo: Um embarque nas águas da memória. É o que propõe esse estudo de abordagem qualitativa e natureza exploratória que objetiva esquadrinhar como as percepções históricas e patrimoniais dos moradores de Pinhais/PR, em interface com suas identidades e memórias, se relacionam com o turismo do município. Essa jornada é realizada, através de um apanhado teórico e filosófico que aponta para uma perspectiva crítica e decolonial do pensamento sobre o turismo e o patrimônio. O percurso metodológico deste estudo sugere a utilização de técnicas instrumentais qualitativas de pesquisa, tais como, coleta de dados documentais sobre o município, entrevistas com moradores, observações de campo e registros fotográficos, que nos concederam o passaporte para essa viagem na história e no tempo. Embarcaremos nas águas das memórias dos moradores de Pinhais, através das suas Narrativas Orais de Histórias de Vida, seguido do método de Análise Crítica da Narrativa, em que a voz e as impressões da pesquisadora são, intencionalmente, inseridas. Esse trajeto nos conduz para uma narrativa literária que aporta no encontro de identidades entre pesquisadora e participantes, e onde o leitor pode ser contemplado através de suas próprias lentes. Abstract: This qualitative and exploratory study explores how the historical and heritage perceptions of residents of Pinhais/PR relate to tourism in interface with their identities and memories. This journey is carried out through a theoretical and philosophical overview which indicates a critical and decolonial perspective of thinking about tourism and heritage. Methodologically this study uses documentary data about the municipality, interviews with residents, field observations and photographic records, which gave us the passport for this journey through the history and the time. We will navigate through the memories of the resident of Pinhais using Narratives of Life Stories, followed by the Critical Narrative Analysis method, in which the voice and impressions of the researcher are intentionally inserted. This path led us to a literary narrative contributing to the meeting of identities between researcher and participants, and where the reader can be contemplated through his own lenses.
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