Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTavares, Sérgio Fernando, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorWiticovski, Lilian Cristinept_BR
dc.date.accessioned2023-08-11T16:33:08Z
dc.date.available2023-08-11T16:33:08Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83900
dc.descriptionOrientador: Sergio Fernando Tavarespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Defesa : Curitiba, 25/04/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ambiente construídopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese discute a estratégia da transdisciplinaridade em disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo com conceitos da Análise do Ciclo de Vida. O curso de Arquitetura tem apresentado lacunas no processo de formação quanto às questões relativas à sustentabilidade, a partir dessa problemática, a estratégia da transdisciplinaridade empreendida na graduação promove uma formação mais assertiva para o aprendizado acadêmico desenvolvendo habilidades e competências para a elaboração de projetos mais sustentáveis. Esse pressuposto requer que a disciplina âncora, projeto de arquitetura do curso, caminhe paralelamente de maneira transdisciplinar, com disciplinas que afirmem os conceitos de sustentabilidade em um currículo integrado. Assim, com o objetivo de motivar o aprimoramento no ensino de projetos arquitetônicos sustentáveis, de forma transdisciplinar, a partir dos conceitos da Análise do Ciclo de Vida (ACV) nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, a pesquisa foi dividida em 5 etapas. As etapas 1 e 3 consistiram no embasamento teórico que foi intercalada (etapa 2) com a proposta de um projeto piloto acerca da temática por meio de simulação computacional de uma ACV. Os resultados embasaram a pesquisa-ação em que a problemática identificada no Projeto Piloto foi inserida como conteúdo em disciplinas isoladas contendo os conceitos de ACV (etapa 4). Como um ciclo, o conjunto de conhecimentos foi aplicado no Trabalho Final de Graduação com a proposta de projetos mais sustentáveis. A Etapa 5 consistiu na análise do objeto de estudo. A condução das disciplinas foi inspirada na Norma Europeia EN15804 sobre ciclo de vida das edificações, e como proposta pedagógica de aplicação sistematizou-se um roadmap sendo que a sustentabilidade esteve transdisciplinar entre disciplinas com conteúdo transversais elencados por competências. As estratégias didático-pedagógicas foram relacionadas às atividades e às atribuições referentes ao docente tanto quanto ao acadêmico. Como resultado desses processos a tese propõe e discute a importância da temática nas disciplinas modeladas por competências em um contexto transdisciplinar, de modo que ocorra a capacitação do acadêmico após a inserção dos conceitos de ACV na fase projetual inicial, dada a aquisição da compreensão sobre os materiais construtivos e seus reais impactos, sobre a tecnologia construtiva e os materiais necessários, sobre o processo de execução aliado à gestão projetual. Desta forma se pretende uma compreensão holística para projetos mais sustentáveis.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This doctoral thesis discusses the strategy of transdisciplinarity in courses of the Architecture and Urbanism undergraduate program with concepts of Life Cycle Assessment (LCA). Architecture Undergraduate programs have presented gaps in education regarding topics related to sustainability. Based on this problem, the strategy of transdisciplinarity applied during undergraduate courses can promote a more assertive training for academic learning through skills and competences for the elaboration of more sustainable projects. This assumption requires the anchor discipline, architectural design, to move side by side and in a transdisciplinary way with courses that affirm the concepts of sustainability in an integrated curriculum. Thus, with the objective of supporting improvement in teaching sustainable architectural design in Architecture and Urbanism undergraduate courses, in a transdisciplinary way and based on the concepts of LCA, this research thesis was divided into 5 stages. Stages 1 and 3 consisted of the theoretical basis that was interspersed (stage 2) with the proposal of a Pilot Project on the subject through computer simulation of an LCA study. The results supported the action-research in which the problem identified in the Pilot Project was inserted as content in isolated courses containing the LCA concepts (stage 4). As a cycle, the set of knowledge was applied in the Graduation Final Project with the proposal of more sustainable projects. Stage 5 consisted of analyzing the study object. The conduction of the courses was inspired by the European Standard EN15804 regarding the life cycle of buildings, and as a pedagogical proposal for application, a roadmap was systematized containing the transdisciplinarity among courses with transversal contents listed by competences. In addition, the didactic-pedagogical strategies were related to activities under the professors' practices and undergraduate students' goals. As a result of these processes, this thesis proposes and discusses the importance of LCA approach in courses modeled by competences in a transdisciplinary context, so that it enables the student to insert LCA concepts in the initial design phase, given the attainment of understanding about constructive materials and their real impacts, the constructive technology and the applied materials, and the building process allied to the project management. Thence, a holistic understanding is intended for more sustainable projects.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleTransdisciplinaridade da sustentabilidade no curso de arquitetura e urbanismo : conceitos da análise do ciclo de vida para projetos mais sustentáveispt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples