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dc.contributor.advisorScheliga, Eva Lenita, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologiapt_BR
dc.creatorBolsi, Hemersonpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T12:14:24Z
dc.date.available2023-07-28T12:14:24Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83575
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Eva Lenita Scheligapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. Defesa : Curitiba, 24/05/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 241-245pt_BR
dc.description.abstractResumo: A prática da acupuntura tem ganhado cada vez mais espaço no trânsito terapêutico brasileiro, principalmente após a implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em 2006, que assegurou o acesso a diferentes técnicas de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). A análise do processo de formação de terapeutas acupunturistas desenvolvida neste trabalho visa contribuir com estudos sobre estas políticas de cuidado. Com objetivo de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem desta terapia, seus desafios e expectativas, realizei um trabalho etnográfico junto a estudantes e docentes do curso de pós-graduação latu sensu em Acupuntura das Faculdades Integradas Espírita (FIES), localizada em Curitiba - PR. A FIES, fundada por Octavio Melchiades Ulysséa, em 1979, oferta cursos de acupuntura desde 1992. A rotina de estágios envolvia atendimentos supervisionados de acupuntura em pacientes da comunidade, uma vez na semana, das 18h às 22h, além de participação em encontros semanais em que um professor apresentava estudos de caso para discussão. O curso era frequentado por discentes com diferentes perfis e formações acadêmicas, de modo que muitos deles transitavam por outras práticas integrativas e complementares. Nesta pesquisa, apresento a experiência vivenciada pelos estudantes durante a formação em acupuntura na FIES, demonstrando as estratégias de aprendizagem e as dinâmicas desenvolvidas no processo de aplicação desta técnica terapêutica. Contextualizo descrevendo a idealização desta instituição, sua estrutura, relação com a doutrina espírita, cursos ofertados e sua metodologia de ensino. A partir da observação da rotina de estágios supervisionados, realizados na clínica presente no campus da faculdade, destaco dois pontos: o trabalho em equipe e a composição do repertório terapêutico. A trajetória percorrida pelos terapeutas nesta aprendizagem é integrada por elementos distintos, compondo experiências pessoais com rearranjos de técnicas e conceitos, criando uma forma própria de compreender e atuar com o processo terapêutico. O desenvolvimento da atenção envolve, portanto, o progressivo domínio técnico da cosmologia da medicina tradicional chinesa (MTC) em conjunto com a sensibilização do próprio corpo, mediado por outros corpos, para aprender a sentir a energia do outro, seu Qi, meridianos e pontos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The practice of acupuncture has expanded in the therapeutic Brazilian system, mostly after the implementation of the PNPIC, Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, in 2006, which allowed via SUS, Sistema Único de Saúde, the access to different techniques of treatment. The analysis of the training process of these acupuncturist therapists has developed in our work aiming to highlight and contribute to the studies of these care policies. Our goal was to understand the development of this therapy, as a learning process, in its complexity and to do so we carried out an ethnographic work with students and teachers of the postgraduate course in acupuncture at FIES, Faculdades Integradas Espíritas, located in Brazil at the city of Curitiba, Paraná. FIES was founded by Octavio Melchiades Ulysséa in 1979 and started to offer courses related to acupuncture in 1992. Our routine in the field followed the internship as it offered supervision care for patients in the community, once a week, from 6pm to 10 pm, and included the participation in weekly meetings led by teachers who presented case studies for discussion. The course itself was attended by students with different profiles and various academic trajectories, many of them transited through other practices that are integrative and complementary. In this research we present the lived experience by the students during the training in acupuncture at FIES, demonstrating the learning strategies and dynamics that have been developed in the process of applying this kind of therapeutic technique. We contextualize our research explaining the ideals of the institution, the bureaucratic structure and its relations with Spiritualism doctrine, the courses offered by it and the methodology applied to the teaching process. From our research we propose two main elements. The first is related to teamwork and the second to the composition of the therapeutic repertoire. This means that the path taken by the therapists was composed of different elements that are related to the individual trajectories as they are rearranged with the techniques and concepts learned during the course and which allows the creation of a particular set of notions and practices that affected the therapeutic process. The development of this care attention was based in the understanding of TCM, Traditional Chinese Medicine, and included the discovery of a person's own body, mediated by other bodies, as a bridge to allow the feeling of other people's energy, the QI, meridians, and points.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAcupunturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTerapias alternativaspt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleAcupunturas múltiplas : aprendizagem e construção do repertório terapêuticopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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