Um estudo comparativo entre as dimensões da inovatividade e o impacto no desempenho inovador de empresas de setores econômicos distintos
Resumo
Resumo: A inovação tem sido amplamente abordada em estudos relacionados à competitividade e sobrevivência das organizações. Independente dos setores da economia e o tipo de produto gerado, bem de consumo e serviço, a inovação é essencial para as organizações. A inovatividade, condição habilitadora da inovação, tem sido com recorrência tomada como tema de pesquisas para análise da influência no desempenho inovador, porém de forma ainda dispersa. A presente pesquisa utilizou um modelo, criado por Quandt, Ferraresi e Bezerra (2013), que integra parte das dimensões habilitadoras da inovatividade e elementos do desempenho inovador. A pesquisa complementou o modelo e comparou em empresas de diferentes setores econômicos, regiões e tamanho: faturamento e quantidade de funcionários. Os resultados da pesquisa sugerem que os setores econômicos, regiões e tamanho das empresas obtidas na amostra não as diferenciam pelas condições habilitadoras da inovação, nem pelo desempenho inovador. Por sua vez, todas as dimensões da inovatividade encontram-se associadas ao desempenho inovador, fato que comprova a proposição do modelo original. Também foi indicado que duas das dimensões da inovatividade apresentam maior contribuição em relação às suas associações frente às demais dimensões da inovatividade: Liderança e pessoas. De maneira geral, o resultado serviu para a consolidação do modelo, bem como um direcionador dos esforços das organizações que querem ser mais inovadoras. Abstract: Innovation has been widely addressed in studies related to the competitiveness and survival of organizations. Regardless of the sectors of the economy and the type of product generated, consumer goods and services, innovation is essential for organizations. Innovativeness, an enabling condition for innovation, has been recurrently taken as a research topic to analyze the influence on innovative performance, but in a still dispersed way. This research used a model, created by Quandt, Ferraresi and Bezerra (2013), which integrates part of the enabling dimensions of innovativeness and elements of innovative performance. The research complemented the model and compared companies from different economic sectors, regions and sizes: billing and number of employees. The research results suggest that the economic sectors, regions and size of the companies obtained in the sample do not differentiate them by the enabling conditions of innovation, nor by the innovative performance. In turn, all dimensions of innovativeness are associated with innovative performance, a fact that proves the proposition of the original model. It was also indicated that two of the dimensions of innovativeness present the greatest contribution in relation to their associations with the other dimensions of innovativeness: Leadership and people. In general, the result served to consolidate the model, as well as guide the efforts of organizations that want to be more innovative.
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