Relação dos traços de personalidade e criatividade individual com o desempenho gerencial : um estudo em empresas inovadoras
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação dos traços de personalidade mediados pela criatividade individual no desempenho gerencial de tarefas e contextual em empresas inovadoras. O estudo possui caráter descritivo e quantitativo, e sua operacionalização ocorreu por meio de um levantamento com 183 gestores. A estatística descritiva das variáveis se deu por meio do software Smartspls 4, e para testar as hipóteses, usou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os achados apontam que a abertura à experiência e o neuroticismo são preditores da criatividade individual, enquanto a amabilidade, extroversão e a conscienciosidade não apresentaram relação significativa com a criatividade individual. As evidências apontam uma relação positiva entre a criatividade individual e as dimensões do desempenho, tanto contextual como de tarefas. Os resultados ainda mostram apenas uma relação positiva e indireta entre os traços de personalidade, abertura à experiência e o desempenho contextual, apontando a ideia de que a criatividade não seja necessariamente a variável mediadora relevante na relação entre traços de personalidade e desempenho gerencial. Desse modo, a pesquisa contribui com a contabilidade gerencial ao preencher lacunas identificadas na relação entre traços de personalidade e criatividade e desempenho gerencial, especificamente a relação entre criatividade e as dimensões do desempenho de gestores. Além disso, como implicações práticas, os resultados indicam a necessidade de promover a criatividade dos gestores a fim de estimular seu desempenho, tanto de tarefas como contextual. Além disso, mapear os traços de personalidade dos funcionários possibilita um melhor direcionamento às funções e atividades a serem desenvolvidas. Abstract: This research aims to analyze the relationship of personality traits mediated by individual creativity in task and contextual managerial performance in innovative companies. The study has a descriptive and quantitative character, and its operationalization occurred through a survey with 183 managers. Statistical analysis of the variables was performed using the Smartspls 4 software, and the Structural Equation Modeling technique was used to test the hypotheses. The findings indicate that openness to experience and neuroticism are predictors of individual creativity, while agreeableness, extraversion and conscientiousness did not show a significant relationship with individual creativity. Evidence points to a positive relationship between individual creativity and dimensions of performance, both contextual and task. The results still only show a positive and indirect relationship between personality traits, openness to experience and contextual performance, pointing to the idea that creativity is not necessarily the relevant mediating variable in the relationship between personality traits and managerial performance. In this way, the research contributes to managerial accounting by filling gaps identified in the relationship between personality traits and creativity and managerial performance, specifically the relationship between creativity and the dimensions of managerial performance. Additionally, as practical implications, the results point to a need to promote managers' creativity to stimulate their performance both in tasks and in context. Also, mapping the personality traits of employees allows a better targeting of the functions and activities to be developed.
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