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dc.contributor.advisorVieira, José Guilherme Silva, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.creatorFerreira, Vinicius Janoskipt_BR
dc.date.accessioned2023-07-07T13:38:43Z
dc.date.available2023-07-07T13:38:43Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83281
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Guilherme Silva Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Economia. Defesa : Curitiba, 15/05/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 73-79pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve como objetivo abordar o desenvolvimento do Metaverso e analisar o possível impacto que ele pode ter no setor publicitário. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória, observando a participação de grandes marcas em projetos do Metaverso entre 2021 e 2022. Foi constatado que a pandemia do Covid-19 acelerou a digitalização do comportamento do consumidor, o que levou a uma maior personalização e digitalização de atividades antes exclusivamente presenciais. Os dados do e-commerce brasileiro apontam para o desenvolvimento de uma sociedade mais conectada, o que pode consolidar o Metaverso como um novo canal de publicidade, com reflexos significativos nos setores publicitário e corporativo. Foi identificado que ambientes virtuais imersivos têm potencial para capturar a atenção do consumidor. No entanto, existem desafios significativos relacionados à infraestrutura e capacidade de processamento que precisam ser superados, e ainda não se sabe se as taxas de venda no Metaverso serão superiores. Além disso, ainda não está claro se, e em quanto tempo os projetos da Web 3.0 observados, como The Sandbox e Decentraland, irão impactar o futuro do mercado de publicidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to address the development of the Metaverse and analyze its potential impact on the advertising industry. To achieve this goal, exploratory research was conducted by observing the participation of major brands in Metaverse projects between 2021 and 2022. It was found that the Covid-19 pandemic accelerated the digitization of consumer behavior, leading to greater personalization and digitalization of previously exclusively in-person activities. Brazilian e-commerce data indicate the development of a more connected society, which could consolidate the Metaverse as a new advertising channel, with significant effects on the advertising and corporate sectors. It was identified that immersive virtual environments have the potential to capture consumer attention. However, there are significant challenges related to infrastructure and processing capacity that need to be overcome, and it is still unclear whether sales rates in the Metaverse will be higher. Additionally, it is still unclear when observed Web 3.0 projects, such as The Sandbox and Decentraland, will impact the future of the advertising market.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.titleMetaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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