Autoridade, autenticidade e "joinhas" : uma análise retórica de vlogs políticos da Nova Direita brasileira no YouTube entre 2019 e 2021
Resumo
Resumo: A plataforma de vídeos YouTube tornou-se um importante palco de disputas argumentativas no cenário político brasileiro, além de um espaço de divulgação e compartilhamento de pontos de vista. Este estudo analisa os argumentos e as estratégias retóricas de vídeos de política publicados no YouTube por criadores de conteúdo identificados com a Nova Direita, um grupo cada vez mais consolidado no cenário político brasileiro. O formato selecionado para observação é o vlog, um dos mais populares do serviço e que é marcado por características de simplicidade, autenticidade e proximidade com o espectador. O objetivo da pesquisa consiste em não apenas traçar o perfil e eventuais padrões de atuação ou diferenças nas estratégias de argumentação desses influenciadores digitais nos campos visual e textual, mas também desenvolver e propor uma metodologia que permita a análise dos elementos persuasivos de vídeos do YouTube. O principal aporte teórico utilizado é a perspectiva da Retórica, um campo do conhecimento que permite a compreensão de estrutura, organização e atuação de oradores dispostos a convencer uma audiência com base na fala. A metodologia aplicada envolve uma combinação de técnicas quantitativas e qualitativas, partindo de uma lista de youtubers previamente observados e definidos pelo autor, resultando em 262 vídeos disponíveis publicamente. Na primeira etapa, a Análise de Conteúdo é aplicada para sistematização dos materiais e investigação de elementos estruturais de cada vídeo. Na segunda, a Análise Retórica Política (RPA) leva à identificação e exploração de recursos persuasivos de caráter (ethos), sentimentos (pathos) e racionalidades (logos), além de uma observação sobre as estratégias persuasivas adotadas para convencer o público. Os resultados foram posteriormente utilizados para a classificação dos autores dos vídeos em clusters que melhor identificam os perfis desses criadores de conteúdo. De acordo com a análise, no geral, os vlogueiros reforçam a autoridade autoatribuída para se colocarem como especialistas ou fontes confiáveis nos assuntos tratados ao longo dos vídeos. Além disso, eles reforçam o sentimento de autenticidade e estabelecimento de um vínculo com o espectador, apoiado em especial pelo formato do vlog e a adoção de um cenário caseiro. O YouTube torna-se, portanto, um ambiente propício para o compartilhamento de análises políticas conservadoras que podem tender a radicalizações. A tipologia permite a compreensão da forma que esses youtubers utilizam de forma ampla gêneros, técnicas e elementos retóricos - mesmo que inconscientemente e não somente no texto falado - e passam a ser considerados pessoas influentes na plataforma de vídeos, em especial pela base de espectadores previamente conquistados. Abstract: The video platform YouTube became an important stage of argumentative dispute in the Brazilian political scenario, as so as a space of promotion and sharing of viewpoints. This study analyzes the arguments and the rhetorical strategies of political videos published at YouTube by content creators identified with the Nova Direita, an increasingly consolidated group in the Brazilian political scenario. The format selected to be observed is the vlog, one of the most popular in the service and marked by characteristics of authenticity and proximity with the viewer. The goal of this research consists not only to set a profile and possible activity patterns or differences in the argumentation strategies of these digital influencers at the visual and textual, but also to develop and propose a methodology that allows the analysis of persuasive elements of YouTube videos. The main theoretical contribution is the Rhetorical perspective, a field of knowledge that allows the comprehension of the structure, organization and operation of these speakers willing to convince an audience based on a speech. The applied methodology involves a combination of quantitative and qualitative techniques, starting by a list of youtubers previously observed and set by the researcher, resulting in 262 videos. In the first stage, the Content Analysis is used to codify the materials and the investigation about structural elements of each video. In the second stage, the Rhetorical Political Analysis (RPA) brings to the identification and exploration of the persuasive resources of character (ethos), feelings (pathos) and rationalities (logos), as such as an observation of the persuasive strategies adopted to convince the audience. The results are subsequently used to sort the authors in clusters that identify the profile of these content creators. According to the analysis, in general, the vloggers increase their self-assigned authority to put themselves as specialists or reliable sources at the topics addressed in the videos. Moreover, they reinforce the feeling of authenticity, supported mainly by the vlog format and the adoption of a domestic scenery. YouTube then becomes a prosperous environment to share conservative political analysis that may lead to radicalizations. The typology allows the comprehension of how these different types of vloggers, describing them starting from how they use rhetorical genres, techniques and elements - even unconsciously and not only in the text read or spoken facing the camera - and become influent authorities in the video platform.
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