Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKashiwagi, Helena Midori, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.creatorOliveira, Evely Marques dept_BR
dc.date.accessioned2023-06-15T20:01:49Z
dc.date.available2023-06-15T20:01:49Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83121
dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Helena Midori Kashiwagi da Rochapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 12/12/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A implementação da Educação Especial na Educação Básica é resultado das observações do processo de ensino-aprendizagem em crianças atípicas e da proposição de novas práticas pedagógicas, sem substituir o ensino tradicional. O objetivo geral da pesquisa foi aplicar a práxis ambiental na Educação Especial em crianças atípicas com transtorno do espectro autista dos anos iniciais do CMEI Arcelina Ana de Pina em Paranaguá-PR. A pesquisa recorreu aos aportes legais das Políticas Públicas de Educação Especial no Brasil e do Estado do Paraná, bem como no Estatuto da Pessoa com Deficiência para conceituar a criança atípica. Contextualizou-se as abordagens dos temas ambientais nos currículos da Educação Especial e as práxis dos professores, em Educação Ambiental, para despertar a sensibilidade ecológica e percepção da natureza em crianças atípicas. A metodologia da pesquisa aportou-se no método de Aprendizagem Sequencial "Vivências com a Natureza" proposto por Joseph Cornell (1979) e na compreensão da natureza na perspectiva topofílica de Yi-Fu Tuan (1973). Nas práticas pedagógicas a Educação Ambiental tornou-se uma ferramenta pedagógica para estimular o sistema sensorial da criança atípica e conectá-la a natureza. Como resultado da pesquisa elaborou-se um protocolo de aplicação de práticas pedagógicas de Educação Ambiental para crianças atípicas com Transtorno do Espectro Autista, o qual foi intitulado "Conexões com a Natureza - Protocolo de Ações Educativas para Crianças Atípicas". As atividades lúdicas de vivências com a natureza permitem ressignificar o ensino da Educação Infantil Especial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The implementation of Special Education in Basic Education is the result of observations of the teaching-learning process in atypical children and the proposition of new pedagogical practices, without replacing traditional teaching. The general objective of the research was to apply the environmental praxis in Special Education in atypical children with autism spectrum disorder of the initial years of the CMEI Arcelina Ana de Pina in Paranaguá-PR. The research resorted to the legal contributions of Public Policies for Special Education in Brazil and in the State of Paraná, as well as in the Statute of Persons with Disabilities to conceptualize the atypical child. Approaches to environmental issues in Special Education curricula and teachers' practices in Environmental Education were contextualized to awaken ecological sensitivity and perception of nature in atypical children. The research methodology was based on the Sequential Learning method "Experiences with Nature" proposed by Joseph Cornell (1979) and on the understanding of nature in the topophilic perspective of Yi-Fu Tuan (1973). In pedagogical practices, Environmental Education has become a pedagogical tool to stimulate the sensory system of atypical children and connect them to nature. As a result of the research, a protocol was elaborated for the application of pedagogical practices of Environmental Education for atypical children with Autistic Spectrum Disorder, which was entitled "Connections with Nature - Protocol of Educational Actions for Atypical Children". The ludic activities of experiences with nature make it possible to re-signify the teaching of Special Early Childhood Education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleA práxis ambiental na educação especial em crianças atípicas com transtorno do espectro autista dos anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples