A alimentação industrializada e a influência da mídia nos hábitos alimentares dos adolescentes da Escola do Campo de Antonina - PR
Resumo
Resumo: A fase da adolescência é caracterizada por um período de bruscas mudanças físicas, uma efervescência nas questões hormonais e comportamentais em que se compreende como uma fase de transposição entre a infância e a vida adulta, em que os adolescentes vão se tornando cada vez mais autônomos e independentes, principalmente, quando o assunto é alimentação. Por isso, durante esse período na vida do adolescente, é extremamente necessário um acompanhamento alimentar sério e bem equilibrado. A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a influência da mídia nas escolhas alimentares de adolescentes de um Colégio do Campo de Antonina - PR. A intenção foi tentar mudar a visão e as atitudes dos educandos, especificamente dos adolescentes das três séries do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas, sobre os devidos cuidados da ingestão de alimentos industrializados. A metodologia utilizada nesta pesquisa recorreu a um estudo exploratório-descritivo, através de literatura específica e observacional, qualitativo e quantitativo que foi realizada junto aos estudantes matriculados no Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas, visto estarem ainda na fase da adolescência, com o intuito de conhecer, através de pesquisa de cunho social, hábitos alimentares do grupo envolvido, bem como as influências que sofreram e sofrem por parte da mídia no que diz respeito às suas preferências. Além disso, a pretensão foi, basicamente, sensibilizar os adolescentes, através de documentários que trazem explicações científicas sobre alimentos industrializados e suas consequências, diálogo em roda de conversa, para que possam, de posse de novos conhecimentos, refletir e adotar novos comportamentos alimentares, sinalizando para a prevenção de doenças - provocadas pela má alimentação - e promoção da saúde e do bem-estar. Os resultados obtidos através da análise da coleta de dados da pesquisa revelaram que, em relação a alimentação industrializada e a influência da mídia na vida dos adolescentes do campo, permitiu perceber que quando comparamos a influência da escola e da família com a mídia tanto televisiva quanto à internet, foi possível identificar que as propagandas possuem uma influência mais duradoura e marcante na medida em que se utilizam de comerciais mais atraentes e altamente persuasivos. É fato que, a percepção de que houve uma mudança dos hábitos alimentares dos adolescentes do campo é real, em alguns casos, radicalmente, sendo que o consumo de alimentos naturais foi reduzido e houve um aumento continuo e considerável de alimentos industrializados calóricos e ricos em gordura. Percebe-se também que, o fator alimentação vai mais adiante de tudo isso, abrangendo fatores importantes como a cultura familiar, social, cultural e segurança alimentar e nutricional. Abstract: The adolescence phase is characterized by a period of sudden physical changes, an effervescence in hormonal and behavioral issues in which it is understood as a phase of transposition between childhood and adult life, in which adolescents become increasingly autonomous and independent, especially when it comes to foods. Therefore, during this period in the adolescent's life, a serious and wellbalanced dietary monitoring is extremely necessary. The main objective of this research was to analyze the influence of the media on the food choices of adolescents from a Colégio do Campo de Antonina - PR. The intention was to try to change the view and attitudes of students, specifically teenagers from the three grades of High School at Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas, about the proper care of eating industrialized foods. The methodology used in this research resorted to an exploratory-descriptive study, through specific and observational, qualitative and quantitative literature that was carried out with the students enrolled in High School of Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas, since they are still in their adolescence phase, with the aim of knowing, through research of a social nature, the eating habits of the group involved, as well as the influences they have suffered and continue to suffer from the media with regard to their preferences. In addition, the intention, was basically, to sensitize adolescents, through documentaries that bring scientific explanations about industrialized foods and their consequences, dialogue in a conversation circles, so that they can, with new knowledge, reflect and adopt new eating behaviors, signaling the prevention of diseases - caused by poor diet - and the promotion of health and well-being. The results obtained through the analysis of the research data collection revealed that, in relation to industrialized food and the influence of the media in the lives of rural adolescents, it was possible to perceive that when we compare the influence of school and family with the media both, television and the internet, it was possible to identify that advertisements have a more lasting and striking influence insofar as they use more attractive and highly persuasive commercials. It is a fact that, the perception that there has been a change in the eating habits of rural adolescents is real, in some cases, radically, with the consumption of natural foods has been reduced and there has been a continuous and considerable increase in caloric and rich industrialized foods and high in fat. It is also noticed that the food factor goes further than all this, covering important factors such as family, social, cultural and food and nutritional security.
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