O território, a pandemia e a alfabetização nas turmas de 3º ano da rede municipal de Paranaguá
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a categoria território e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem relacionado à alfabetização de crianças matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental durante a pandemia da COVID-19. Os territórios analisados compreendem comunidades escolares localizadas em diferentes regiões da cidade de Paranaguá durante e pós-pandemia. O estudo visou observar a produção de políticas públicas nos âmbitos nacional e municipal e os impactos da pandemia nos campos socioambiental, econômico e educacional dos sujeitos, bem como se deu a organização do processo de alfabetização no processo de formação da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em duas escolas municipais selecionadas localizada nos bairros Vila Guarani e Vila Horizonte, que se localizam em territórios distintos em Paranaguá, município litorâneo do Paraná, Brasil. Para isso foi observado até que ponto a pandemia impactou o processo de ensino. O estudo baseia-se numa análise qualitativa, exploratória e documental, tendo como foco o 3º ano do Ensino Fundamental, por meio de análise documental, entrevistas com professores e questionário semiestruturado com as famílias participantes. Os resultados apontam que houve perda na aprendizagem das crianças, motivados por propostas estandardizadas, bem como pela falta de formação de professores e pais. Também foi observado o impacto da pandemia em relação às desigualdades sociais e tecnológicas exibidas neste período. Abstract: This research aims to analyze the territory category and its relations with the teaching-learning process related to the literacy of children enrolled in the 3rd year of elementary school during the COVID-19 pandemic. The analyzed territories comprise school communities located in different regions of the city of Paranaguá during and post-pandemic. The study aimed to observe the production of public policies at the national and municipal levels and the impacts of the pandemic in the socioenvironmental, economic and educational fields of the subjects, as well as the organization of the literacy process in the formation process of the child in the initial years of elementary education. The study was carried out in two selected municipal schools located in the Vila Guarani and Vila Horizonte neighborhoods, which are located in different territories in Paranaguá, a coastal city in Paraná, Brazil. To this end, it was observed to what extent the pandemic impacted the teaching process. The study is based on a qualitative, exploratory and documental analysis, focusing on the 3rd year of elementary school, by means of documental analysis, interviews with teachers and semi-structured questionnaire with the participating families. The results point out that there was a loss in the children's learning, motivated by standardized proposals, as well as by the lack of training of teachers and parents. The impact of the pandemic was also observed in relation to the social and technological inequalities exhibited in this period.
Collections
- Dissertações [101]