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dc.contributor.advisorPortulhak, Henrique, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.creatorDallagnol, Evelyze Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T14:27:28Z
dc.date.available2023-06-05T14:27:28Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82586
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Henrique Portulhakpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 28/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo investigou a divulgação do valor público das universidades federais brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, analisando os 65 relatórios de gestão das universidades federais brasileiras relativos ao ano de 2021. Para medir a divulgação do valor público, foi elaborado e validado um Índice de Divulgação do Valor Público (IDVP), composto por 19 itens, baseado na Estrutura do Public Value Scorecard para Accountability e Gestão de Desempenho de Moore (2003), dispostos em três categorias: Legitimidade e Apoio, Capacidade Operacional e Criação de Valor. Na sequência, com o emprego do software IRAMUTEQ, identificou-se que o valor público mais divulgado nas declarações de missão das universidades é o 'conhecimento', alinhado às declarações da visão como 'excelência', ao qual se conectam termos como 'desenvolvimento', 'referência', 'universidade', 'pesquisa', 'ensino' e 'extensão'. Além disso, verificou-se que há uma forte congruência das declarações de missão e visão entre as universidades federais brasileiras. Posteriormente, por meio do IDVP, identificou-se o nível médio de divulgação de 56%, entre as universidades federais, sendo considerado um nível bom. As informações relacionadas à perspectiva de Capacidade Operacional são as mais divulgadas (83%), enquanto as informações relacionadas à perspectiva de Legitimidade e Apoio são as menos divulgadas entre as universidades federais (19%). Em relação às características de divulgação do valor público, observou-se uma proeminência no uso de narrativas, seguida pelo uso de indicadores e de combinação entre ambos. Além disso, verificou-se que as universidades tendem a divulgar os itens obrigatórios exigidos pelo TCU e que o uso de narrativas pode estar relacionado à busca pela legitimidade. Esses resultados servem como base para entendimento sobre como as UFs estão compreendendo e comunicando o valor público em seus Relatórios de Gestão, sinalizando evidências de que as universidades podem estar fazendo combinações entre os pensamentos Public Value Management e New Public Management, além da forte influência de material de referência para prestação de contas elaborado pelo Tribunal de Contas da União na divulgação do valor público, comportamento que pode ser explicado pelo isomorfismo coercitivo. Os achados trazem implicações para gestores de unidades prestadores de contas, possibilitando a reflexão se elementos que não foram divulgados pelas UFs fazem parte da estratégia de geração do valor público dentro das instituições ou se apenas estão sendo negligenciadas nas divulgações, além de trazer subsídios para avaliação da qualidade de divulgação do valor público por tribunais de contas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research investigated the public value disclosure of Brazilian federal universities. To this end, a qualitative, descriptive and documentary research was carried out, analyzing the 65 management reports of Brazilian federal universities for the year 2021. To measure the public value disclosure, a Public Value Disclosure Index (IDVP) was develop and validated, consisting of 19 items, based on the Public Value Scorecard Framework for Accountability and Performance Management by Moore (2003) arranged in three categories: Legitimacy and Support, Operational Capacity and Value Creation. Then, using the IRAMUTEQ software, it was identified that the public value most disclosed in universities' mission statements is 'knowledge', aligned with vision statements such as 'excellence', which connects to terms such as 'development', 'reference ', 'university', 'research', 'teaching' and 'extension'. In addition, it was found that there is a strong congruence of mission and vision statements among Brazilian federal universities. Subsequently, through the IDVP, an average disclosure level of 56% among federal universities was identified, which is considered a 'good' level. Information related to the Operational Capacity perspective is the most publicized (83%), whereas information related to the Legitimacy and Support perspective is the least publicized among federal universities (19%). Regarding the characteristics of public value disclosure, there was a prominence in the use of narratives, followed by the use of indicators and a combination of both. In addition, it was found that universities tend to disclose the mandatory items required by the TCU and that the use of narratives may be related to the search for legitimacy. These results serve as a basis for comprehending how the FUs are understanding and communicating public value in their Management Reports, signaling evidence that universities could be combining Public Value Management and New Public Management thoughts, in addition to the strong influence of reference material for reporting prepared by the Federal Court of Accounts (TCU) in the public value disclosure, behavior that can be explained by coercive isomorphism. The findings have implications for the managers of reporting agencies, allowing reflection on whether elements that were not disclosed by the UFs are part of their strategy to create public value within the institutions or if they are just being neglected in the disclosures, besides providing subsidies for assessing the public value disclosure quality by courts of auditors.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDivulgação de informações contábeispt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleDivulgação do valor público das universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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