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dc.contributor.advisorDoré, Andréa Carla, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorUlbrich, Cláudio César Foltranpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T18:12:11Z
dc.date.available2023-05-04T18:12:11Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82375
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Andréa Dorépt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 10/04/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 160-174pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar, em três relatos ibéricos sobre a China do final do século XVI, a construção de uma discursividade utópica sobre o espaço chinês e as formas de governo dos Ming. Para tanto, buscamos analisar o Tratado das cousas da China (1569-1570), do dominicano português Gaspar da Cruz, o Discurso de la navegación (1577), do padre cantábrio Bernardino de Escalante, e a Historia del gran reino de China (1585), do agostiniano espanhol Juan González de Mendoza. Estas obras, versando sobre uma diversidade de aspectos físicos, sociais, culturais, religiosos e políticos da China Ming e seu povo, apresentam tópicas de exaltação constantes acerca do que se percebia como a superioridade da racionalidade, governo e abundância chineses frente à própria realidade europeia e o resto das Índias. Esse discurso se relaciona, em última instância, à tentativa de retratar a China como um espaço frutífero para a atividade missionária, colocando-a como uma região privilegiada para a conversão em relação às possessões europeias na Ásia e América. As incongruências dessa China perfeita, como o seu paganismo, seriam retratadas apenas como um empecilho temporário que seria resolvido com o envio de missionários. Assim sendo, analisamos quais são esses aspectos elogiados pelos autores, quais foram suprimidos ou atenuados e como isso se relaciona com o próprio contexto político e missionário no sudeste asiático no final do século XVI.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to analyze, in three Iberian reports on China of the near-end of the 16th century, the making of an utopic discursivity about the Chinese space and the Ming government. For that we'll analyze the Tratado das cousas da China (1569), from Portuguese Dominican friar Gaspar da Cruz, the Discurso de la navegación (1577), from Cantabrian priest Bernardino de Escalante, and the Historia del gran reino de China (1585), from the Spanish Augustinian friar Juan González de Mendoza. This works, versing about a plethora of physical, social, cultural, religious and political aspects of Ming China and their people, presented topics of constant praise towards what was perceived as the superior Chinese rationality, government and abundance in comparison to the European reality and other parts of the Indies. This discourse was related, ultimately, to the attempt to portray China as a fruitful land to missionary activity, placing it as a privileged region to the conversion in comparison to other parts of Asia and America. The incongruences of this perfect China, as their paganism, were portrayed as a temporary hindrance that would be fixed with the help of the Christian missionaries. Thus, we analyze which of these aspects were praised by these authors, which were suppressed or diminished and how this relates to the political and missionary context in Southeast Asia in the 16th century.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectUtopiaspt_BR
dc.subjectChina - Históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.title"É a terra melhor regida que se pode haver em todo o mundo" : o processo de utopização da China nos tratados sinológicos do final do século XVI (1570-1585)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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