Relações etnico-raciais e o ensino da sociologia : intervenção didática a partir das percepções discentes sobre a temática
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como proposta o estudo e desenvolvimento de uma intervenção didática na disciplina de sociologia visando a reflexão sobre as percepções dos jovens estudantes sobre a temática do racismo a partir das suas representações sociais. Considerando que o grupo de estudantes do colégio objeto desse estudo, localizado no município da Lapa (PR), é constituído por jovens moradores de uma comunidade marcada pela sua descendência europeia, principalmente alemães, e também moradores de uma Comunidade Remanescente Quilombola, percebe-se a necessidade de aprofundar a compreensão e entendimento desses jovens sobre as relações étnico-raciais marcadas historicamente por uma relação conflituosa e de opressão. Desta forma o trabalho será desenvolvido com o objetivo geral de desenvolver uma intervenção didática a partir das percepções dos jovens discentes sobre as temáticas relacionadas ao racismo, considerando as especificidades do contexto escolar e social em que estão inseridos. Como objetivos específicos busca identificar a percepção sobre o Racismo Estrutural entre os jovens estudantes do colégio; apresentar e aprofundar o conceito de Racismo Estrutural entre os jovens e; incentivar a construção de manifestações antirracistas desenvolvidas pelos discentes desta instituição escolar tendo em vista a realidade pertencente. Metodologicamente este trabalho dar-se-á através de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia da observação participante através de uma intervenção didática. Abstract: This work proposes the study and development of a didactic intervention in the discipline of sociology, aiming to reflect on the perceptions of young students on the theme of racism based on their social representations. Considering that the group of students from the school object of this study, located in the municipality of Lapa (PR), is made up of young people living in a community marked by their European descent, mainly Germans, and also residents of a Quilombola Remnant Community, it is clear the need to deepen these young people's understanding of ethnic-racial relations historically marked by conflict and oppression. In this way, the work will be developed with the general objective of developing a didactic intervention based on the perceptions of young students on themes related to racism, considering the specificities of the school and social context in which they are inserted. As specific objectives, it seeks to identify the perception of Structural Racism among young students at the school; present and deepen the concept of Structural Racism among young people and; encourage the construction of antiracist manifestations developed by the students of this school institution in view of the belonging reality. Methodologically this work will take place through a qualitative research, using the methodology of participant observation through a didactic intervention.
Collections
- Dissertações [22]