Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaminski, Rosane, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorBello, Brunopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-02T17:14:12Z
dc.date.available2023-05-02T17:14:12Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82287
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Rosane Kaminskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 07/03/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta dissertação de mestrado realizo a análise fílmica da obra A Ilha dos Prazeres Proibidos, dirigida por Carlos Reichenbach, no ano de 1979. A partir da análise busco explorar os problemas relacionados à representação da paisagem no filme, que se relacionam diretamente ou indiretamente com a formação da identidade nacional brasileira. A hipótese principal é que o filme, em seu discurso e estilo, opera uma crítica ao modelo dominante e conservador. Demonstro que há uma construção discursiva, reiterada ao longo da história, na qual a natureza brasileira foi tomada predominantemente como análoga ao paraíso. A Ilha dos Prazeres Proibidos, num sentido irônico, crítico e contrário a essa visão, permite também uma nova forma de olhar e representar a paisagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this present work, I carry out a film analysis of the work A Ilha dos Prazeres Proibidos, directed by Carlos Reichenbach, in 1979. From the analysis, I seek to explore the problems related to the representation of the landscape in the film, which are directly or indirectly related to the formation of the Brazilian national identity. The main hypothesis is that the film, in its discourse and style, criticizes the dominant and conservative model. I demonstrate that there is a discursive construction, reiterated throughout history, in which Brazilian nature was predominantly taken as analogous to paradise. In this sense, A Ilha dos Prazeres Proibidos, in an ironic sense and contrary to this vision, also allows a new way of looking at and representing the landscape.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectReichenbach, Carlos, 1945-2012pt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO avesso do paraíso : notas sobre a paisagem em A ilha dos prazeres proibidos (Carlos Reichenbach, 1979)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples