O crescimento da Coca-Cola no Brasil via processo de aprendizagem e inovação
Resumo
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar de que forma a multinacional estadunidense de bebidas Coca-Cola cresceu nos últimos 20 anos a partir de processos de aprendizagem e inovação. O trabalho contextualiza o tamanho do setor de bebidas e quais as origens da empresa dentro do país, mostrando seus processos de aprendizagem e inovação que aconteceram desde sua chegada ao país, na década de 1940. O estudo se deu dentro do campo da economia industrial, com base na corrente institucionalista, utilizando principalmente as teorias evolucionistas e de aprendizagem. São feitas pesquisas para evidenciar como se deu e quais são os investimentos e as ações da empresa que garantem a qualidade dos seus produtos e o alto giro nos pontos de venda, evidenciando de que forma isso alimenta sua cadeia de stakeholders impactados pelo negócio. A pesquisa se valeu de informações da companhia, que é de capital aberto, dados do Instituto Nielsen de pesquisas e números de comércios locais para mostrar a sua influência em diversos setores do país. Os resultados mostrados avaliam e detalham o tamanho do impacto trazido pela companhia para o Brasil, que está além da eficiência de negócio e da sua marca reconhecida globalmente. Abstract: This present study evaluate how the American beverages multinational Coca-Cola grew in the last 20 years from innovation and learning processes. The work contextualizes the size of the beverage sector and the origins of the company within the country showing its learning and innovation processes that have happened since its arrival in the country in the 1940s. The study took place within the field of industrial economy based on the institutionalist current, mainly using evolutionary and learning theories. Research is done to show how and what are the investments and actions of the company that guarantee the quality of its products and the high turnover in points of sale showing how this feeds its chain of stakeholders impacted by the business. The research drew on information from the company, data from the Nielsen Research Institute and also local trade figures to show its influence in various sectors of the country. The results shown evaluate and detail the size of the impact brought by the company to Brazil is beyond business efficiency and its globally recognized brand.
Collections
- Dissertações [47]