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    Comunidades musicais e suas fronteiras : gênero e música na cena underground de Toledo

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    R - D - ALDO FRANCISCO VALOTO.pdf (3.949Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Valoto, Aldo Francisco
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta dissertação buscou ser um relato sobre a cena de música underground da cidade de Toledo, objetivada na forma do coletivo Subversa e de bandas como a Juventude Perdida. A partir da noção de "cena", procurou-se dar forma ao espaço social produzido pelas relações estipuladas entre pessoas e música. Ao ponto destas relações ensejarem o que chamei de "comunitarização musicalmente motivada". Além disso, também houve a apresentação das maneiras pelas quais o gênero é utilizado como um organizador deste espaço social, percebendo as formas como o controle masculino é exercido e questionado pelas estratégias postas em práticas pelas mulheres em nome de sua participação. Isto foi possível pela utilização de entrevistas profundas e semi-estruturadas, com intenção de observar as maneiras como as trajetórias e experiências das entrevistadas poderiam dar pistas para a resolução dos problemas investigados. Por fim, buscou-se analisar e descrever as maneiras pelas quais as músicas da comunidade são construídas e possivelmente compreendidas pelas ouvintes, lançando mão duma análise simultaneamente de forma e conteúdo de canções específicas. Tais achados foram feitos também, balizando-os em relação aos gêneros musicais do punk, hardcore e death metal, conforme a filiação genérica manifestada pelas artistas e suas canções.
     
    Abstract: This dissertation aimed to account for Toledo’s underground music scene, objetified in the Subversa colective, and bands such Juventude Perdida. With the notion "scene", we sought to shape the social space made by the relationships between people and music. To the point that these relationships give rise to "musically motivated comunitarization". Futhermore, we displayed the ways by which gender is used as an organizer of this social space, understanding the ways by which the male control is exercised and opposed by the women’s practices for participation. That was possible using deep and half structured interviews, with the intention to observe the ways the interviewed’s trajectories and experiences show clues to solve the investigation’s problems. Finally, we sought to analyze and describe the ways in which community songs are constructed and possibly understood by listeners, using a simultaneous analysis of the form and content of specific songs. Such findings were also made, marking them in relation to the musical genres of punk, hardcore and death metal, according to the generic affiliation manifested by the artists and their songs.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81546
    Collections
    • Dissertações [67]

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