Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEgg, André, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorSantiago, Thiago de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-08T14:34:00Z
dc.date.available2023-03-08T14:34:00Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81453
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André Acastro Eggpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 27/01/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 113-116pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em um conto escrito sobre a derrubada de um hotel importante para história de Belém do Pará, Vicente Salles lembrou do sentimento dançante presente na memória dos que viveram um baile no Grande Hotel. Foi o que chamou de jazz do cidadão de arco e flexa, para conceituar o repertório executado por músicos atuantes do cenário de divertimento noturno paraense. Essa investigação focaliza o entendimento das formas do jazz na urbe durante os anos de 1921-1932, conforme noticiado na grande imprensa. Para isso, partimos de apontamentos concedidos por Vicente Salles, ao longo de sua pesquisa sobre os estudos culturais no Estado do Pará, que evidencia a presença do jazz enquanto fenômeno cultural urbano, durante a primeira metade do século XX. Notamos as manifestações apresentadas na imprensa de Belém e do Rio de Janeiro, caracterizando a multiplicidade que este fenômeno acaba ganhando na temporalidade analisada. A pesquisa dialoga com as diretrizes propostas pelo new jazz studies, que caracteriza o conjunto de estudos que evidenciam o jazz ocorrido fora das fronteiras dos Estados Unidos. Quando direcionamos o olhar para a questão nacional, este estudo contribui com o rompimento tradicional de que a construção da história do jazz no Brasil parte dos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Destacamos a necessidade de entendimento sobre essas trajetórias diversas, de uma forma plural, crítica e repleta de diálogos com as mais distintas vanguardas. Aqui, evidenciaremos uma delas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In a short story about the collapse of an important hotel for the history of Belém do Pará, Vicente Salles recalled the vibrant feeling present in the memory of those who had a dance at the Grande Hotel. It was what he called bow and arrow citizen's jazz to conceptualize the repertoire performed by active musicians in the nightlife scene of Pará. This investigation focuses on understanding the forms of jazz in the city during the years 1921-1932, as reported in the mainstream press. For this, we start from notes given by Vicente Salles, throughout his research on cultural studies in the state of Pará, which show the presence of jazz as an urban cultural phenomenon, during the first half of the 20th century. We note the manifestations promoted in the press of Belém and Rio de Janeiro, characterizing the multiplicity that this phenomenon ends up gaining in the observed time frame. The research dialogues with the guidelines proposed by new jazz studies, a concept that characterizes studies that show jazz presented outside the borders of the United States. When we look at the national scope, this study contributes to the traditional rupture that the construction of the history of jazz in Brazil starts from the great urban centers, such as São Paulo and Rio de Janeiro. We highlight the need to understand these diverse trajectories, in a plural, critical way and full of dialogues with the most distinct vanguards. Here, we will highlight one of them.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSalles, Vicente, 1931-pt_BR
dc.subjectBelém (PA)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO jazz do cidadão de arco e flecha : música e cultura em Belém (1921-1932)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples